Inês Freitas, é a mãe empreendedora por detrás do projecto MOMM, um projecto que nasceu para ajudar outras mães a conseguir uma vida mais leve e harmoniosa nessa grande e exigente viagem da maternidade.
Para quem não conhece o projecto MOMM, como o descreveria?
O Projeto MOMM é um projeto totalmente dedicado às mães, cujo objetivo é essencialmente ajudar as mães a usufruírem mais do seu tempo e desfrutarem de uma vida mais organizada, intencional e feliz, focada naquilo que realmente as preenche.
É preciso perceber que há formas de tornar a nossa vida mais harmoniosa e que com as ferramentas certas podemos nos tornar mães, mulheres, pessoas mais felizes, o Projeto MOMM vem apoiar esse processo.
Este projeto nasceu antes ou depois de ser mãe? Como surgiu a ideia?
Este projeto nasceu precisamente quando me tornei mãe. Eu estava a trabalhar noutro projeto relacionado com gestão de tempo, a Folhas com Intenção, e tinha planos para regressar a ele, mas quando a minha filha nasceu tudo mudou.
Com a maternidade toda a nossa identidade e rotina se altera, muito se ensina sobre maternidade mas o foco está essencialmente nos filhos.
Senti uma vontade enorme de ajudar mães a sentirem-se melhor com elas mesmas, na sua rotina e na forma como usam o seu tempo, por isso decidi criar este projeto exclusivamente dedicado às mães.
Como concilia o trabalho e a maternidade?
A minha filha tem apenas um ano, ainda é muito pequenina portanto é muito desafiante, exige muita organização, flexibilidade e gestão de expectativas, não vou conseguir fazer tudo o que quero para ontem.
Acima de tudo tenho sempre as minhas prioridades bem definidas e uma rotina que me ajuda a que as coisas fluam melhor. Sou muito organizada e intencional com o meu tempo.
Quais foram os maiores desafios enquanto mãe empreendedora?
Consigo ver uma diferença enorme na minha forma de trabalhar antes e depois de ser mãe.
As minhas horas disponíveis reduziram-se imenso e isso foi um enorme desafio, antes era muito perfecionista, pensava muito antes de avançar, agora não tenho essa opção.
Posso tentar ser perfeccionista e deixar as coisas a marinar, ou posso simplesmente dar o meu melhor e gerar resultados com o tempo que tenho disponível agora. Como estou sempre a dizer, os desafios trazem sempre grandes aprendizagens, esta foi uma das que a maternidade me trouxe.
Onde gostava de chegar com o MOMM? O que lhe falta alcançar?
Bem costuma-se dizer que o céu é o limite. Acima de tudo quero continuar a chegar às mães e poder ajudá-las da melhor forma possível, seja com apoio individual ou de grupo.
Tenho bastantes planos para o futuro, alguns deles ainda não posso desvendar, mas uma das coisas que quero concretizar este ano é o lançamento de um podcast.
E entre a mãe, a empreendedora, onde fica a mulher?
A mulher nunca pode ser esquecida! Aliás é esse o maior erro que vejo as mães, e principalmente as mães empreendedoras, cometerem. Dia após dia vejo mães exaustas que não conseguem arranjar tempo na sua agenda para elas mesmas.
Eu faço questão de me lembrar que eu sou uma grande prioridade na minha vida, eu tenho que tirar tempo para cuidar de mim, é um compromisso que tenho comigo mesma. Claro que não vai ser da mesma forma que fazia antes, porque a minha vida mudou, mas tenho de encontrar essa harmonia.
Mesmo nos dias que parece impossível tenho de arranjar formas de cuidar de mim, gosto por exemplo de ouvir uma música enquanto cozinho, acender uma vela no final de um dia atarefado, faço questão de criar esses pequenos rituais que me transmitem calma mesmo no meio do caos.
Um conselho para quem é mãe e gostaria de criar o seu próprio negócio.
Tudo leva o seu tempo e enquanto mães com vidas tão ocupadas pode parecer impossível, mas com um plano, passo a passo, somos capazes de tudo.
Não vai ser fácil, vai haver imensos desafios, o plano vai ser reescrito e vai haver altos e baixos, mas não há nada como estarmos a fazer aquilo que realmente gostamos.
Talvez ler isto seja um sinal para começar, recomeçar ou não desistir, não se esqueçam que um plano arrumado na gaveta nunca será concretizado.
Obrigada Inês!
Site: www.momm.pt/
Instagram: www.instagram.com/momm.pt/