Como armazenar leite materno? Esta é uma das perguntas que as mães mais colocam, seja por terem necessidade de extrair leite, seja para deixarem para o bebé quando têm que se ausentar. Neste artigo vamos ajudá-la neste processo tão importante para a continuação do aleitamento materno.
Como armazenar leite materno?
1. Guardar o leite num recipiente próprio (frasco ou saco) e esterilizado que possa ser muito bem fechado.
2. Sempre que possível, extrair o leite diretamente para o recipiente onde o vai guardar evitando contaminações e perdas.
3. Guardar em cada recipiente apenas a quantidade necessária para uma mamada.
4. Etiquetar cada recipiente com a hora e data da recolha.
5. Guardar o leite no local mais frio do frigorífico ou então congelar.
6. Usar o leite de acordo com os prazos recomendados:
- Frigorífico: 24 horas;
- Congelador: aproximadamente 3 meses para congeladores comuns (poderá ser um pouco menos ou um pouco mais – nunca mais de 6 meses – mediante a potência do congelador).
Existe alguma hora mais indicada para retirar o leite para guardar?
Não existe uma hora propriamente indicada. Há uma grande variabilidade diária na quantidade e na composição do leite, pelo que a retirada de leite ao longo do dia tem vantagens.
Adicionalmente a retirada do leite ao longo do dia tem funciona como estímulo para a produção, permitindo manter o aleitamento materno durante mais tempo.
Como utilizar o leite congelado?
1. Usar sempre o leite extraído há mais tempo.
2. Retirar o leite do frio apenas no momento de ser utilizado (a não ser possível, não deixe o leite descongelado no frigorífico mais de 24 horas).
3. Aquecer o leite, preferencialmente em banho maria, sem deixar ferver.
4. Agitar o leite para misturar bem os seus componentes.
5. Não voltar a congelar um leite que já foi descongelado.
6. Descartar o leite que eventualmente possa sobrar de uma mamada.
O leite pode ser aquecido no micro-ondas?
Por uma questão de segurança não é muito aconselhável que recorra ao micro-ondas.
No micro-ondas o leite fica rapidamente muito quente, inclusive muito mais quente que o recipiente. Assim poderá acontecer que não sinta o bebé o recipiente quente, mas que o leite esteja efetivamente a ferver.
Sempre que recorrer ao micro-ondas, certifique-se da temperatura do leite (ponha uma gota nas costas da sua mão) e certifique-se também que a temperatura está homogénea (ou seja, que não existem partes mais quentes ou mais frias como é comum quando se recorre ao micro-ondas).