As roupas das crianças mais pequenas exigem alguns cuidados devido à fragilidade da pele. Desde o primeiro dia, prefira peças simples, leves e cómodas que permitam liberdade de movimentos e que minimizem o risco de alergias e irritações. As roupas práticas têm uma outra grande vantagem: podem ser lavadas e secas rapidamente, sem ter que perder muito tempo a cuidar de peças muito estruturadas ou delicadas.
Segundo a Sociedade Portuguesa de Pediatria há três cuidados básicos a ter com o guarda-roupa do bebé:
- A roupa deve ser 100% algodão para minimizar o risco de alergias e irritações e permitir que a pele respire;
- Tecidos sintéticos e lãs não devem entrar em contacto direto com a pele;
- Todas as etiquetas que estejam em contacto com a pele devem ser removidas.
As roupas das crianças exigem cuidados especiais?
Os cuidados com as roupas dos bebés e das crianças deve-se, sobretudo, à imaturidade e risco de desenvolvimento de alergias nos primeiros meses de vida. Por outro lado, quando mais simples for a roupa das crianças, mais prática é de cuidar. Assim, há alguns cuidados que deve ter na escolha da roupa das crianças:
- Evite comprar roupas com fitas e atilhos (por muito bonitas que possam ser, não são práticas para lavar e tratar no dia-a-dia) e prefira as molas a botões ou fechos de correr. Os laços, fitas, botões e atilhos são meros acessórios de moda e podem não ser seguros para o bebé que pode ficar preso;
- Para a roupa interior prefira peças 100% algodão (que deixam transpirar a pele e minimizam o risco de alergias) que possa lavar à máquina e de cor branca. Se forem brancas são muito mais fáceis de lavar e de manter sem nódoas;
- Vista o seu bebé comodamente. Lembre-se que o mais importante é que o bebé se sinta confortável;
- Guarde as etiquetas e os talões de oferta. Pode precisar deles para trocar alguma roupa depois de o seu bebé nascer.
A roupa do bebé pode ser lavada em conjunto com a roupa da família?
Nos primeiros meses de vida, a roupa do bebé deve ser lavada separadamente, à mão ou na máquina, segundo as instruções de lavagem das peças. Antes de ser usada pela primeira vez, a roupa deve ser lavada para evitar o risco de alergias.
Este cuidado deve-se à fragilidade da pele dos bebés que pode reagir facilmente aos agentes de limpeza da roupa.
É necessário usar um detergente específico?
As roupas dos bebés devem ser lavadas, preferencialmente, com um detergente neutro e sem perfume. Como a pele do recém-nascido e do bebé é muito sensível, facilmente pode desenvolver alergias ou ficar irritada se forem usados produtos para lavar a roupa da família. O mesmo cuidado se aplica à roupa da cama e mantas do bebé.
Lavar a roupa à mão
Também pode lavar a roupa do bebé à mão, para isso use um produto específico de lavagem artesanal. A roupa lavada à mão deve ser passada por várias águas limpas no final para evitar que fiquem com resíduos de sabão.
As peças mais frágeis, com rendas, bordados e fitinhas, devem ser lavadas à mão, em água fria e secas ao ar.
Para não ter desgostos, quando lavar a roupa, respeite a separação das roupas por cores e tecidos. A roupa mais escura pode tingir e estragar as peças de cor clara.
Cuidar da roupa de crianças alérgicas
Se o seu filho tem algum tipo de alergia ou a pele mais sensível, há cuidados a observar para reduzir o risco de alergia:
- Vista-lhe roupa 100% algodão;
- Use produtos hipoalergénicos para lavar a roupa;
- Areje o guarda-fatos periodicamente, de duas em duas semanas;
- Lave a roupa do ano anterior antes de a vestir para matar os ácaros que se vão instalando nas fibras;
- Não vista roupas de lã ou de tecidos sintéticos que possam largar fios.
Roupa para crescer a brincar
À medida que a criança cresce torna-se cada vez mais ativa. Como brincar é a sua principal atividade, procure roupa prática e económica para não lamentar o investimento. A partir de uma certa altura, o seu filho vai querer ajudá-la a escolher a sua própria roupa. Resista ao impulso de comprar muita roupa e selecione peças que possa conjugar com outras que já tenha.
Quanto mais prática e simples for a roupa das crianças, melhor para elas e para si. As crianças ganham em conforto e você fica com a vida muito mais facilitada quanto aos cuidados a ter com a roupa.