“Qual a quantidade de papa para bebé de 6 meses?” Esta é uma pergunta muito frequente dos pais que ficam com receio de não dar a quantidade de papa necessária ao seu bebé.
O seu bebé cresceu e já vai começar a diversificação alimentar! Mas e agora? Quanto é que o bebé deve comer aos 6 meses? Saiba tudo neste artigo.
Qual a quantidade de papa para bebé de 6 meses?
A quantidade de papa depende, em primeiro lugar, da papa que se oferece ao bebé. Isto porque os bebés não começam todos com o mesmo alimento.
Tradicionalmente o bebé começava pela papa e atualmente já se preconiza que comece pela sopa (ou puré de legumes) devido ao aumento da prevalência da obesidade infantil e também ao padrão de crescimento desejável durante o 1º ano de vida.
Sopa de legumes
De uma forma geral, o bebé de 6 meses deve comer cerca de 150 ml de sopa.
A primeira sopa costuma ser relativamente simples, composta por 3 legumes (até um máximo de 4 a 5 legumes por sopa). A sopa deve ser bem triturada e no final deve-se juntar cerca de 5 ml (1 colher de chá) de azeite em cru (isto é, sem ferver novamente).
Quando se introduzir a carne e o peixe, deve começar-se com porções trituradas de 10g e aumentando gradualmente até às 30 g por dia).
Papas lácteas e papas não lácteas
De uma forma geral, uma refeição de papa deve conter cerca de 35 a 50g de farinha.
Esta quantidade de farinha corresponde ao valor adequado para evitar um excesso energético (de calorias) e proteico.
Relativamente à quantidade de água (papa láctea) ou leite (papa não láctea), esta deverá ser a necessária para obter a consistência desejada. Contudo, será importante notar que a consistência da papa deve ser cremosa (ou seja nem liquida, nem muito espessa), de forma a que seja facilmente dada à colher.
Fruta
A fruta deve ser introduzida como sobremesa após a sopa e não como refeição. Mais tarde, quando a criança iniciar o iogurte pode ser dada com o iogurte como um lanche.
Para o bebé de 6 meses recomenda-se que ofereça unicamente 1 peça de fruta triturada (até obter a consistência da papa). A fruta pode ser crua (banana por exemplo) ou cozida (maçã e pera), sem adição de sumos, açúcar ou mel!