Educar crianças é tarefa árdua e não há um manual que ensine aos pais tudo o que está certo e errado. Pode, no entanto, aprender com as experiências de outros. A pensar nisso, reunimos 9 erros que todos os pais devem evitar na educação dos seus filhos.
Por vezes, os pais passam por situações menos agradáveis devido a comportamentos menos adequados dos seus filhos e não conseguem entender por que motivo eles manifestam determinados tipos de comportamentos.
Então saiba que não raras vezes esses comportamentos são resultado de alguns erros que os pais cometem. Conheça os 9 erros que todos os pais devem evitar e melhore a interação com os seus pequenos.
9 Erros que todos os pais devem evitar
1. Irritar-se demasiado
Acha que o seu filho é muito reservado ou calado e tem falta de autoconfiança? Isto pode ser causado pela facilidade com que se irrita com ele e pela sua falta de paciência. Lembre-se disso na próxima vez que estiver quase, quase a irritar-se com ele.
2. Resolver tudo
O seu filho é demasiado tímido e não consegue tomar uma decisão? Pense bem… Será que está a querer facilitar-lhe tanto a vida que está a cortar-lhe o poder de decisão?
Por muito que tenha boa vontade em ajudar, deixe-o lidar com as situações de forma autónoma e ajude apenas quando ele lhe pedir.
3. Dê-lhe o direito de escolher
Se o seu filho tiver tudo aquilo que pede não vai saber por um lado respeitar os outros se quiser um brinquedo que eles tenham, por exemplo, e, por outro lado, não vai ter capacidade de fazer escolhas, pois nunca teve de optar por uma ou outra coisa ou situação.
4. Faça menos comparações
Achas que o seu filho facilmente fica com ciúmes? É possível que o esteja a comparar demasiado com outras crianças, promovendo este tipo de comportamento. Compare menos. Cada criança é única.
5. Dê o (bom) exemplo
Acha que o seu filho está a ser mal-educado ou tem comportamentos desajustados? Pare e pense. Pode ser que esteja só a seguir o seu exemplo ou o de um familiar mais próximo. Eles aprendem com o exemplo dos pais.
6. Dê-lhe mais atenção
O seu filho irrita-se facilmente e aparentemente tem mau feitio? Será que não está apenas a tentar chamar a sua atenção? Dedique-lhe mais tempo.
7. Não seja demasiado duro
Se o seu filho lhe mentiu, é possível que esteja a tentar proteger-se da sua reação. Será que da última vez que ele fez um disparate não foi demasiado duro com ele?
8. Tenha em conta os seus sentimentos
Se o seu filho não respeita os outros e as suas vontades, é possível que seja porque a todo o momento lhe diz o que fazer, sem se preocupar com o que sente ou o que quer. Fale com ele.
9. Não lhe ralhe em público
Se o seu filho não consegue defender-se e manter a sua posição quando acha que está correto, é bem possível que tenha ralhado com ele em público sem o respeitar.
Sempre que necessário fale com ele em privado; mesmo que estejam em frente aos irmãos, evite ralhar-lhe. Em privado e com calma conseguirá melhores resultados.