Sabia que não deve usar cotonetes nos ouvidos dos seus filhos? É muito comum e frequente que os pais usem cotonetes nos ouvidos dos pequenos, para facilitar a sua higiene, mas sabia que não o deve fazer? Saiba porquê.
Cotonetes: sim ou não?
Usar cotonetes nos ouvidos dos mais pequenos é por vezes a solução que parece mais fácil para os pais na hora de fazer a higiene diária. No entanto, não é de todo aconselhável.
Segundo um estudo publicado no The Journal of Pediatrics, entre os anos de 1990 e 2010, aproximadamente 263,338 crianças com idade inferior a 18 anos foram tratadas aos ouvidos por problemas relacionados com o uso de cotonetes, o que dá cerca de 34 casos por dia.
Entre os casos documentados, 73,2% foram associados à limpeza dos ouvidos com cotonetes, 9,7% estavam relacionados com acidentes durante a hora de brincar. Para além disso, mais de dois terços dos casos ocorreram em crianças com menos de 8 anos e, nos casos de crianças com menos de 4 anos, era um dos pais que estava a usar o cotonete durante a limpeza do ouvido da mesma.
É importante também salientar que, de acordo com o mesmo estudo, as crianças que deram entrada no hospital com problemas de ouvidos tiveram alta no mesmo dia.
No entanto, isto não significa que os problemas fiquem resolvidos no próprio dia, pois muitos deles são realmente sérios e podem deixar lesões para a vida. E se o problema não for tratado atempadamente, a criança corre o sério risco de ter problemas como perda de audição e paralisia facial.
Mas se é perigoso usar cotonetes nos ouvidos, porque é que tantas crianças chegam ao hospital com problemas?
Os cotonetes surgiram em 1923 pela mão de Leo Gerstenzang, ao observar a sua esposa a usar pequenos pedaços de algodão na ponta de palitos para limpar as orelhas do filho. Mas só em 1972 começaram a surgir as primeiras preocupações e dúvidas da parte da comunidade médica em relação ao seu uso.
Na verdade, a ideia generalizada de que o canal auditivo tem de ser limpo com frequência e que os cotonetes podem ser a solução está errada, pois, ao contrário do que é o senso comum, a cera é benéfica para o ouvido e os ouvidos têm um mecanismo natural para fazer a sua própria limpeza.
Uso de cotonetes e lesões nos ouvidos
Aliás, se reparar, alguns fabricantes de cotonetes já incluem avisos nas próprias embalagens, para que os mesmos não sejam inseridos no canal auditivo. Mas a tarefa de convencer os pais e a população em geral a não usar os cotonetes nos ouvidos não é fácil.
Se está a ler este artigo está a dar um primeiro passo para evitar lesões auditivas nos seus filhos ou mesmo em si própria. Mantenha sempre em mente que o seu uso incorreto pode causar lesões sérias nos ouvidos dos seus filhos e lembre-se disso sempre que pensar em usar um cotonete na higiene auditiva dos pequenos.