Preparar os lanches para a escola é muitas vezes uma dor de cabeça. Entre a segurança alimentar, a alimentação saudável e os gostos das crianças, há muito para conciliar e decidir. O que devem, mesmo, conter os lanches para a escola?
Lanches para a escola: o que não pode faltar
Ainda que por vezes não pareça, existem algumas soluções para que possa ir variando o lanche dos seus filhos de uma forma prática e saudável. E, de vez em quando, pode fazer a surpresa e colocar na lancheira “aquele” alimento de que ele gosta muito… nem sempre, nem nunca.
1. Fruta
A fruta deve estar sempre presente num dos lanches. Assim, para a lancheira do seu filho, o mais conveniente é colocar tipos de fruta que o seu filho possa descascar rapidamente (como a banana) ou que possa comer com casca (maçã, pera).
Um pêssego ou um kiwi, por exemplo, já não será tão assim tão cómodo. Se enviar a fruta já partida aos bocadinhos, prefira fruta que não oxida tão facilmente (como por exemplo o melão ou a melancia), tendo em conta facilmente rejeita a fruta se a vir mais escura.
A fruta inteira é sempre melhor opção do que um sumo, contudo pode, ocasionalmente, incluir um sumo de fruta natural.
2. Vegetais
Snacks como palitos de cenoura, palitos de curgete ou pepino estão a ganhar cada vez mais adeptos e são uma boa opção para variar o lanche dos seus filhos.
3. Frutos secos
São uma opção saudável para os lanches das crianças, podendo colocar, por exemplo, uma caixinha com uma mão de nozes, avelãs, amêndoas. Para além de ser fácil de transportar e de comer, não se deterioram com facilidade. São uma boa opção, por exemplo, para o lanche em dias de educação física ou desporto escolar.
4. Lacticínios
Para os lacticínios pode escolher entre leite, iogurte e queijo.
- Leite
O leite deve ser simples e meio-gordo (a menos que exista alguma recomendação específica), evitando o leite achocolatado por rotina.
- Iogurte
Nos iogurtes a escolha fica mais dificultada: o ideal será sempre o iogurte natural, sem açúcar adicionado e desnatado. Contudo, com a pressa para brincar no recreio, é frequente as crianças preferirem os iogurtes líquidos e não comerem, de todo, os sólidos.
Se for o seu caso, faça um acordo com o seu filho e vá alternando, procurando sempre as variedades de iogurte liquido com menos açúcar. O iogurte deve ser transportado numa lancheira térmica e consumido logo no primeiro intervalo.
- Queijo
O queijo é também uma opção para os lanches, devendo preferir as variedades com teor reduzido de gordura e sal. Os queijinhos pequenos ou o queijo fundido (triângulos) são também uma opção.
5. Cereais
Nos cereais, deverá dar preferência ao pão em detrimento de bolachas ou bolos (que são geralmente mais processados), optando pelo de pão de mistura por ser mais rico nutricionalmente.
Poderá também, ocasionalmente, alternar o pão com tostas ou cereais, procurando preferir as versões “mais simples” (sem açúcares, gorduras ou outros ingredientes).
6. Os recheios do pão
Para o recheio do pão, tenha atenção à quantidade de açúcar e sal dos recheios mais comuns e prefira sempre apenas um único recheio (evitar o “misto”). Os produtos de charcutaria como o fiambre, o paio e a mortadela devem ser evitados.
Poderá sempre também tentar, de vez em quando, o consumo de pão “simples”, pão com frutos secos / sementes “simples” ou pão com recheio de vegetais / pasta de leguminosas (como pasta de grão de bico).
7. Água
Uma garrafa de água também é uma adição importante à lancheira do seu filho: pode comprar uma garrafa e encher todos os dias de manhã, ficando ainda mais económico.
Ideias práticas para os lanches para a escola
- Pão de mistura com nozes + peça de fruta
- Iogurte + frutos secos
- Pacote de leite + tosta com doce
- Tosta com queijo + peça de fruta
- Queijinho + peça de fruta