Considera-se um recém-nascido de baixo peso um bebé nascido a termo (com 37 semanas de gestação ou mais), pré-termo (nascido antes de completar as 37 semanas de gravidez) ou pós-termo (nascido após as 41 semanas + 6 dias), cujo peso ao nascer seja inferior ao de 90% dos recém-nascidos com a mesma idade gestacional (abaixo do percentil 10).
Recém-nascido de baixo peso
A prematuridade do recém-nascido depende da idade gestacional à data do parto. Quanto mais cedo nascer o bebé maiores os riscos para a sua saúde e desenvolvimento.
Os bebés que nascem antes das 32 semanas de gestação e com baixo peso (entre 1,75 e 2,25 kg) apresentam maior risco de problemas de desenvolvimento, como atrasos cognitivos, perturbações da linguagem, paralisia cerebral, dificuldades de coordenação e equilíbrio e défices visuais e auditivos.
Classificação da prematuridade
- Muito grande prematuro (menos de 27 semanas de gravidez);
- Grande prematuro (entre as 28– 32 semanas) ou
- Prematuro tardio (entre as 34 – 37 semanas).
Causas para o baixo peso do recém-nascido
Os recém-nascidos podem ser pequenos ou de baixo peso por vários motivos:
- Os pais de estatura baixa;
- A placenta não funcionou como devia durante a gravidez (ver Problemas mais comuns da placenta);
- A mãe tem algum problema de saúde que afetou o crescimento do feto;
- A mãe consumiu algum tipo de droga (recreativas ou em medicamentos) ou álcool durante a gravidez.
Contudo, a maioria dos recém-nascidos com baixo peso acabam por se desenvolver normalmente a não ser que nasçam com alguma infeção ou distúrbio genético.
O que pode levar um bebé a nascer com baixo peso?
Em muitos casos, os recém-nascidos são pequenos devido a fatores genéticos, como ter pais pequenos. Em alguns casos, o recém-nascido pode ter baixo peso devido a um distúrbio genético que limitou o seu crescimento dentro do útero.
Problemas com a placenta (órgão que se desenvolve na gravidez para nutrir o feto) também podem condicionar o ganho de peso do bebé durante a gestação, quando ele não recebe os nutrientes de que necessita para crescer. Os problemas da placenta podem ocorrer quando a mãe tem pressão arterial alta, pré-eclâmpsia ou diabetes gestacional.
Uma infeção viral durante a gravidez (citomegalovírus, por exemplo) é outra causa possível para o baixo peso ao nascer. O normal crescimento do feto também pode ser prejudicado quando a mãe é fumadora, consome drogas (ilícitas ou de recreação) ou consome álcool.
Baixo peso e condição de saúde do recém-nascido
Regra geral, os recém-nascidos pequenos para a sua idade gestacional que nasçam a termo (não prematuros) não desenvolvem complicações derivadas da imaturidade dos seus sistemas e órgãos.
Já os recém-nascidos prematuros, de tamanho similar aos bebés de termo, podem apresentar risco acrescido para o desenvolvimento de alguns problemas de saúde. Entre as complicações possíveis, encontram-se:
- Aspiração de mecónio (ver Síndroma da aspiração de mecónio);
- Excesso de glóbulos vermelhos (policitemia);
- Baixa concentração de açúcar no sangue (hipoglicemia);
- Dificuldade em regular a temperatura corporal.
Baixo peso e sistema imunológico do recém-nascido
A maioria dos recém-nascidos pequenos para sua idade gestacional não apresenta sintomas nem complicações ao nível do sistema imunológico a não ser que tenham uma síndrome genética ou uma infeção viral.
Quando o crescimento do feto é prejudicado por um funcionamento anormal da placenta e consequente nutrição inadequada, o bebé pode crescer normalmente e recuperar o peso dos bebés com peso adequado à nascença quando recebe uma boa nutrição após o parto.
Dependendo das causas e da gravidade do baixo peso, alguns recém-nascidos pequenos para sua idade gestacional permanecem pequenos para toda a vida especialmente quando os pais são de estatura pequena.