O seu bebé começou a comer sopas e papas, e a dúvida está agora nos seus temperos. Será que se pode temperar? Como temperar papinha de bebé? Será que o sal é mesmo proibido? Saiba tudo neste artigo.
Como temperar papinha de bebé?
Como temperar papinha de bebé?
Podemos temperar as papas e as sopas? Depende. Numa primeira fase da diversificação alimentar é muito importante deixar que a criança aprenda o verdadeiro sabor dos alimentos, sem grandes temperos e combinações (sendo por esse motivo que também se aconselha a não colocar muitos alimentos diferentes nos primeiros purés / sopas).
É muito importante que nos lembremos que as crianças não conhecem os temperos e que, por esse motivo, também não sentem falta.
Contudo, mais tarde na diversificação alimentar, existem boas opções que ajudam a “dar sabor” aos pratos dos mais pequeninos e que são também nutricionalmente ricas.
O sal está mesmo proibido?
Sim. O sal está proibido durante a diversificação alimentar, tendo em conta que o sal que está naturalmente presente nos alimentos é suficiente para as necessidades da criança, sendo ainda importante não sobrecarregar o sistema renal do bebé que ainda se encontra em desenvolvimento.
Adicionalmente, o sal tem a capacidade de “esconder” o verdadeiro sabor de alguns alimentos (principalmente os vegetais), o que não é de todo desejável quando a criança começa a aprender sabores novos.
Da mesma forma, caldos concentrados ou qualquer outro molho estão também completamente proibidos.
Como temperar papinha de bebé?
O que se pode usar para temperar a papinha de bebé:
1. Azeite
O azeite deve ser a gordura de eleição para temperar os purés e sopas das crianças e pode ser introduzido desde o início da diversificação alimentar. Para tal, pode ser adicionada 1 colher de chá (5 a 7 ml) ao puré / sopa, em cru.
2. Alho e cebola
O alho e a cebola são muitas vezes esquecidos quando falamos em temperos, mas a verdade é que são excelentes aliados para dar mais sabor aos pratos.
Tanto o alho como a cebola podem ser utilizados logo após as primeiras semanas de início de diversificação alimentar, devendo apenas ter atenção às quantidades.
Dez gramas de cebola e um pedacinho pequenino de alho são suficientes para dar sabor de uma forma tradicional e saudável.
3. Ervas aromáticas
As ervas aromáticas são também uma opção para os temperos dos pratos do bebé, mas devem ser reservadas para mais tarde no processo de diversificação.
Ainda que não haja uma regra rígida, os 9 meses são uma altura relativamente consensual (preferir, por exemplo, salsa, cebolinho, manjericão, …).
Não existe evidência de que as ervas aromáticas sejam potencialmente alergénicas, contudo por uma questão de segurança microbiológica deverá começar por adicioná-las às sopas / purés para que sejam cozinhadas com os restantes alimentos.
4. Especiarias
Tal como para as ervas aromáticas, não existem recomendações para a introdução de especiarias. Contudo é relativamente comum que estas sejam introduzidas mais tarde do que as ervas aromáticas e, muitas vezes, apenas após os 12 meses.
Ainda assim, existem também algumas especiarias que são introduzidas mais cedo, particularmente a canela e o gengibre (nas papas “doces”), com excelentes resultados. Assim, deve debater esta questão com o seu médico pediatra.