Os períodos de férias escolares são dias particularmente entusiasmantes para as crianças, que ficam com mais tempo brincar e fazer atividades às quais não podem dedicar tanto tempo durante as aulas. Mas, apesar dos horários mais flexíveis durante as férias, é importante manter as rotinas das crianças em férias?
Rotinas das crianças em férias
As suas crianças estão de férias! Antes de mais, tente relaxar. Se vai gozar alguns dias de férias em família, isso pode exigir alguma flexibilidade e um bom planeamento do tempo que vão passar fora de casa tendo em conta as necessidades de todos os membros da família e a garantia de aproveitar com qualidade o tempo livre.
As férias são momentos de descontração e não é preciso grandes viagens nem sair de casa para haver deslizes nos horários das atividades diárias, particularmente da hora de ir para cama.
As rotinas permitem, sobretudo, que o cérebro saiba o que vem a seguir. A rotina dá consistência às diferentes atividades diárias, nomeadamente, da permanência da hora de deitar e de levantar, fator tão importante para uma boa higiene do sono.
Considerando a importância do sono para toda a família, é fundamental fazer um esforço para manter certas rotinas, estando ou não de férias, sobretudo no que toca à alimentação e ao sono, fatores com forte impacto no humor e bem-estar infantil.
Para além das rotinas representarem estabilidade, também ajudam a criança a regressar à normalidade dos horários após o período de férias.
Rotinas das crianças em férias: alimentação
No que toca à alimentação, a regra será manter os horários das refeições estáveis, não saltar refeições nem deixar a criança andar a petiscar entre as refeições e, sobretudo, não esquecer os princípios de uma alimentação saudável.
Resista à tentação de optar por refeições pré-preparadas ou fast food. Ter uma alimentação equilibrada, variada e completa é fundamental para o bom desenvolvimento físico e intelectual da criança.
Rotinas das crianças em férias: sono
Para salvaguarda da qualidade do sono, mesmo em férias, é fundamental manter alguma estabilidade nos horários.
Se a criança tem menos de 6 anos, ainda precisa de fazer a sua merecida sesta após o almoço. Esta deverá manter-se, mesmo que a criança não se mostre particularmente interessada em dormir com tanta coisa divertida a acontecer para lá das paredes do quarto.
Da mesma forma, a rotina do sono (banho, pijama, jantar, lavar os dentes, história, apagar a luz, beijinhos, mais beijinhos, deitar) e a hora de ir para cama devem manter-se inalteráveis mesmo no período de férias. Esta regra aplica-se, igualmente, caso estejam a passar férias em família.
Como qualquer evento ou atividade que capte a atenção aumenta o nível de altera, devem evitar-se atividades energéticas e estimulantes cerca de uma hora antes do início da rotina do sono.
A alteração da rotina do sono tem consequências diretas no bem-estar e níveis de energia da criança no dia seguinte. Quanto mais instável for esta rotina, maiores serão as consequências negativas para a criança que fica irritada, aborrecida, sonolenta e mais propensa a fazer birras. Por outro lado, quanto mais radical for a alteração da rotina diária mais difícil será a adaptação aos horários pós férias.
Rotinas das crianças em férias: simplificar o dia-a-dia
As férias são sinónimo de diversão e flexibilidade. De acordo com a idade, o número de filhos e os dias de férias, os pais podem tentar organizar os dias e as atividades de modo a que as crianças possam brincar, divertir-se e usufruir do merecido descanso.
Definir as regras e planear os horários e as tarefas de cada um irá, por certo, facilitar a organização dos dias de férias e ajudar a manter as rotinas básicas em ordem.
Antes do regresso às aulas
Tendo em conta os horários mais flexíveis das férias, é importante voltar à normalidade alguns dias antes do regresso às aulas. Manter as rotinas irá ajudar a criança a adaptar-se aos horários do período escolar (ou pré-escolar) e dormir as horas necessárias para estar bem-disposta e alerta durante o dia.