Será que as alterações do trânsito intestinal durante a gravidez são normais? O que pode fazer se tiver diarreia na gravidez? A diarreia é prejudicial para o bebé? Saiba as respostas às dúvidas de muitas grávidas neste artigo.
Diarreia na gravidez
As alterações do trânsito intestinal durante a gravidez são normais?
Sim, as alterações são normais e ocorrem com frequência. As alterações hormonais, alterações no estilo de vida (por exemplo na alimentação e na atividade física) e até questões emocionais, como o stress, podem levar a modificações no trânsito intestinal.
Ainda que a prisão de ventre (obstipação) seja a alteração mais frequente, algumas grávidas têm também diarreia.
Estou grávida e tenho diarreia, devo consultar o médico?
Sim, especialmente se os sintomas forem prolongados. Apesar de ser uma alteração relativamente frequente na gravidez e poder dever-se a questões hormonais e emocionais, é muito importante que consulte o seu médico para, inclusivamente, perceber se não existe algum outro motivo (como gastroenterite e intoxicação alimentar).
Posso tomar medicamentos para ajudar a parar a diarreia?
Não sem antes consultar o seu médico. Apesar de muitos serem medicamentos não sujeitos a receita médica nunca deve tomá-los sem recomendação, pois não sabe quais deles interferem ou não com o bebé.
A diarreia prejudica o bebé?
Diretamente não. Contudo, existem determinadas consequências da diarreia, principalmente a desidratação e perdas de vitaminas e minerais (como o potássio, que é altamente excretado), que podem acabar por comprometer indiretamente a sua saúde.
O fazer na sua alimentação para minimizar a diarreia?
Os dois grandes esforços para minimizar a diarreia na gravidez são:
1. Beber muita água
Absolutamente fundamental para repor líquidos e evitar a desidratação (ver A importância da água na gravidez).
2. Continuar com a alimentação
Em situações de não gravidez, pode ser recomendável algum jejum para descanso do aparelho gastrointestinal, contudo, no caso das grávidas é fundamental continuar com a alimentação para garantir que o bebé recebe todos os nutrientes de que precisa. Experimente:
- Sopas (caldos) simples;
- Torradas sem acompanhamento, particularmente gorduras (apenas pão torrado seco);
- Chás e sumos de fruta;
- Purés de fruta (especialmente maçã e pera, cujas pectinas vão formar um gel em contacto com a água e promover a retenção das fezes).
Veja também como aliviar a dor nas costas e como encontrar a melhor posição para dormir na gravidez.
Utilize a nossa calculadora da gravidez para calcular a idade da sua gravidez e descobrir a data provável para o parto.