São Miguel, a maior ilha do arquipélago dos Açores, é um destino encantador para famílias com crianças. Com paisagens deslumbrantes, atividades emocionantes, como ver as baleias e os golfinhos ou fazer um trilho pela floresta, esta ilha é um lugar perfeito para umas férias em família.
Das deslumbrantes lagoas vulcânicas, como a famosa Lagoa das Sete Cidades e a Lagoa do Fogo, até imponentes formações rochosas como a ponta da Ferraria e dos Mosteiros, cada cantinho de São Miguel tem um lugar verde, bonito e claro muitas vaquinhas felizes! As paisagens são únicas, a beleza natural é deslumbrante, a ilha torna-se assim um lugar incrível para atividades ao ar livre, como caminhadas, passeios de bicicleta ou piqueniques.
Mas também existem os parques como o Parque Terra Nostra ou o Parque da Caldeira Velha com piscinas quentinhas e jardins encantados que os miúdos vão adorar.
Para verem as fotografias da nossa viagem, sigam o nosso Instagram https://www.instagram.com/viagensemiudos/ , e procurem o destaque Açores, nele vão encontrar muitas imagens de todos os locais que falamos e muito mais.
Qual a melhor altura para visitar São Miguel
Os Açores têm uma temperatura amena durante todo o ano, pelo que todas as alturas são boas para uma visita. Nós estivemos lá em Abril e a temperatura estava boa para passear (nem muito calor, nem muito frio), choveu pouco e o sol brilhou a maior parte dos dias. Mas a ilha não estava ainda florida, porque isso só acontece mais tarde, lá para junho, nessa altura também está mais quentinho e poderá ser possível desfrutrar das várias piscinas naturais. Diríamos que a melhor altura para ver a ilha em todo o seu esplendor de beleza natural será entre maio/junho e setembro/outubro.
Quantos dias são precisos para visitar São Miguel
Esta é sempre uma questão dificil de responder, cada um viaja à sua maneira, nós cada vez mais apreciamos viajar devagar, ter tempo na viagem para relaxar, repetir um sítio ou estar numa esplanada. São Miguel, embora seja uma ilha pequena tem tantas coisas para ver que consegue lá ficar 10 dias sem ter de repetir locais, mas a maior parte das vezes não conseguimos tanto tempo, assim diríamos que no mínimo 5 dias, se possível 7 dias.
Como fazer as deslocações em São Miguel
A melhor forma de se deslocar em São Miguel é de carro. Nós alugamos um carro para os dias todos em que estivemos em São Miguel, levantamos e entregamos no aeroporto. A rent-a-car onde alugamos o nosso carro foi a Ilha Verde, na altura a que oferecia o valor mais simpático tendo corrido tudo muito bem. Fazemos sempre os alugueres de carros nas nossas viagens pela Rentalcars.
O que visitar em São Miguel com crianças
Durante 7 dias exploramos a ilha de uma ponta à outra, São Miguel está cheia de pontos de interesse como miradouros, jardins, vilas, lagoas e muito mais, mas como não é fácil ir a todos, de entre os que fomos, selecionamos aqueles que mais gostamos de visitar e que achamos valer mesmo a pena.
?Ponta Delgada
A cidade principal de São Miguel, conhecida por sua arquitetura histórica, como a Igreja Matriz e o Portas da Cidade. Também abriga o Mercado da Graça, um tradicional mercado onde se pode comprar fruta fresquinha!
?Praia das Milícias
Uma praia popular em Ponta Delgada, com águas claras e calmas. É um ótimo local para relaxar e desfrutar do sol.
?Ruinas Forte S. Caetano
Localizado em Ponta Delgada, são ruínas de um antigo forte defensivo que oferece uma vista panorâmica da cidade e do mar.
?Plantação Ananases Augusto Arruda
Não podemos sair de São Miguel sem ver uma plantação de ananases, é giro e gratuito.
?Miradouro da Lagoa do Fogo
Um miradouro deslumbrante que oferece uma vista incrível da Lagoa do Fogo, uma lagoa vulcânica cercada de verde.
?Monumento Natural de Caldeira Velha
Uma área natural protegida com uma impressionante caldeira vulcânica, cascatas e piscinas termais onde se pode desfrutar de um banho relaxante. É necessário comprar bilhete e o melhor é comprar pela internet, uma vez que a lotação do parque é baixa e tem sempre muita gente. Pode comprar o bilhete aqui.
?Miradouro do Escalvado
Localizado na costa sul de São Miguel, oferece vistas deslumbrantes do oceano, falésias e formações rochosas impressionantes.
?Ponta dos Mosteiro
Uma pequena vila de pescadores na costa oeste de São Miguel, famosa por suas piscinas naturais vulcânicas.
?Ponta do Castelo
Um ponto de referência na costa norte de São Miguel, onde se pode desfrutar de vistas panorâmicas.
?Ponta da Ferraria / Miradouro da Ferraria
Um local único com uma piscina natural de água salgada que é aquecida por uma nascente termal. Também oferece uma vista deslumbrante da costa.
?Vila das Sete Cidades
Uma pitoresca vila situada no fundo de uma cratera vulcânica e cercada por duas lagoas coloridas, a Lagoa Azul e a Lagoa Verde.
?Miradoura da Vista de Rei
O miradouro mais famoso da ilha, oferece uma vista deslumbrante da Lagoa das Sete Cidades.
?Miradouro da Grota do Inferno
Este talvez tenha sido o miradouro que mais gostamos. Não só pelo miradouro em si, mas também pelo impressionante caminho até lá. Visita obrigatória!
?Lagoa do Canário
No caminho para o Miradouro da Grota do Inferno, podemos descer uns degraus e apreciar esta pequena lagoa cercada por vegetação exuberante.
?Parque Caldeiras e Fumarolas da Vila das Furnas
Um parque natural gratuito onde pode ver atividades vulcânicas, como fumarolas e caldeiras de água quente a borbulhar. Aqui o cheiro a enxofre é muito forte, avise os miúdos que devem tapar o nariz para não fugirem como os nossos!
?Caldeira e Fumarolas da Logoa das Furnas
Se quer ver sair o famoso cozido das furnas é aqui que tem de estar, entre as 11h30 e as 12h30. Para entrar neste parque tem de pagar bilhete, são 3€ por pessoa com o carro, as crianças até aos 12 anos não pagam.
?Vila das Furnas
A encantadora Vila das Furnas é conhecida pelas suas fontes termais e pelos famoso cozido, mas também pela sui generis casa invertida que os miúdos vão achar muita graça!
?Parque Terra Nostra
Este parque é um verdadeiro paraíso botânico, com uma grande variedade de plantas exóticas e árvores antigas. O destaque do parque vai para a piscina termal de água quente e rica em minerais, onde é possível tomar um maravilhoso e bem quente banho. A entrada no parque é paga. Deve levar fatos de banho mais fracos pois têm tendência a ficar manchados.
?Miradouro do Pico do Ferro
Este miradouro oferece uma vista deslumbrante sobre a Lagoa das Sete Cidades, uma das mais icônicas paisagens dos Açores. Do topo do Pico do Ferro, pode-se admirar a beleza da lagoa e das paisagens circundantes.
?Praia do Fogo
Situada na costa sul de São Miguel, a Praia do Fogo é conhecida pela sua beleza natural e águas cristalinas e quentinhas. É uma praia de areia vulcânica cercada por falésias imponentes, criando um ambiente único e impressionante.
?Miradoura da vigia das baleias
Como o nome sugere, este miradouro oferece a oportunidade de avistar baleias e golfinhos a nadar no oceano. Estivemos lá um bom bocado mas não avistamos nada, mas não deixe de tentar a sua sorte, porque mesmo não vendo as baleias, vale a pena ir lá.
?Parque da Ribeira dos Caldeirões
É um dos mais bonitos jardins onde estivemos, com vários moinhos de água, uma cascata e mesas de piquenique. A entrada é gratuita.
?Praia da Água D’Alto
Localizada na costa sul de São Miguel, esta praia é famosa pela sua beleza natural e ambiente tranquilo. Com areias douradas e águas calmas, é um local perfeito para aproveitar um dia de praia.
?Lagoa do Congro
Situada no interior da ilha, a Lagoa do Congro é uma pequena lagoa de água doce e calma rodeada por vegetação exuberante. Para chegar à lagoa é necessário uma pequena caminhada pelo meio da floresta, que se faz muito bem. Não é um local tão turístico e tem menos pessoas, mas é um lugar lindíssimo que vale a pena a visita.
?Miradouro do Salto do Cavalo
Este miradouro oferece uma vista panorâmica sobre a costa norte de São Miguel, com falésias impressionantes e o oceano Atlântico. É um local popular para apreciar o pôr do sol e as paisagens da ilha.
?Fábrica de Chá Gorreana
A fábrica de chá Gorreana é uma das mais antigas plantações de chá da Europa e uma visita obrigatória para os amantes de chá ou não! A visita é gratuita e podemos ver a fábrica em funcionamento, é muito giro para os miúdos, e para além disso é possível passear pela plantação do chá.
Onde ficar alojado em São Miguel?
Acho que em qualquer parte da ilha se fica bem, uma vez que a ilha é pequena e seja em que lugar for estará sempre perto de tudo, mas claro precisará sempre de um carro para poder conhecer os vários pontos da ilha. Nós decidimos ficar mais ou menos no meio da ilha e foi uma boa decisão.
O hotel que escolhemos para estes dias em São Miguel foi o Pedras do Mar Resort e Spa. Este hotel não fica em Ponta Delgada, mas sim do outro lado da ilha, em Fenais da Luz. Escolhemos este hotel não só por ter uma excelente relação qualidade/preço, por ser novo e num sitio maravilhoso, mas principalmente por ter uma piscina interior, o que para nós era importante, uma vez que os miúdos precisavam de ter uns momentos de descontração e diversão no fim de um dia de passeio.
Gostamos imenso do hotel, é muito bonito, com muita qualidade. Funcionários sempre prestáveis e pequeno almoço maravilhoso. A piscina interior é pequena, mas os miúdos aproveitaram muito bem. Não é necessário levar toalhas de praia, porque o hotel fornece toalhas para os hóspedes e pode levá-las quando sair.
Hotéis para famílias em São Miguel
- Pedras do Mar Resort & Spa
- Pestana Bahia Praia Nature & Beach Resort
- Azores Royal Garden
- Hotel do Colégio
- Casas do Termo
- Hotel Verde Mar &Spa
- Santa Barbara Eco-Beach Resort
- The Lince Nordeste Country and Nature Hotel
- Casas Amarelas Azores
- Ocean Views by Azores Villas
Restaurantes para famílias com crianças em São Miguel
Não faltam restaurantes em São Miguel, a dificuldade é escolher. Quanto a nós os restaurantes são caros para o serviço que deixa um pouco a desejar. Aconselhamos vivamente a marcar os restaurante com alguma antecedência porque no geral os restaurantes estão cheios.
Estes foram os restaurantes onde jantamos e que gostamos:
- Restaurante Borda de Água (bom peixe)
- Fornearia D.Dinis (boas pizzas e lasanhas)
- Restaurante José do Rego (boa comida mas muito demorado)
- Restaurante da Associação Agrícola (bons bifes)
- Restaurante O Avião (restaurante mais barato onde fomos e com boa comida)
Não fomos comer o famoso Cozido das Furnas, porque não somos apreciadores, mas segundo uma amiga dos Açores o melhor restaurante é o Toni’s.
Mais artigos sobre viagens com miúdos em portugal aqui: Viagens & Miúdos. Se vai viajar não se esqueça de fazer um seguro de viagem, nós fazemos sempre este: IATI – Seguros de viagem.