Um recente estudo publicado na revista Pediatrics, avaliou que o acesso fácil a água nos recreios das escolas, nos bebedouros, pode trazer vantagens até agora ainda pouco analisadas. Conclusões surpreendentes que vão além da necessária e básica hidratação.
A existência de bebedouros nas escolas pode levar à diminuição dos casos de obesidade. O estudo foi realizado com a participação de mais de 1200 alunos de um total de 18 escolas da região da Bay Area, Califórnia, Estados Unidos da América. Na amostra foram incluídas crianças de diferentes origens, etnia, raça e rendimento familiar.
Em metade destas 18 escolas foram instalados bebedouros disponíveis na cantina e espalhados nas zonas de maior afluência nos recreios, assim como outros próprios para facilitar o enchimento de garrafas. Nestes nove estabelecimentos, o alunos receberam ainda garrafas ou copos e material educativo sobre a importância de beber água. Nas restantes não foi levada a cabo qualquer alteração.
A experiência decorreu ao longo de 1 ano e três meses. No final deste período, Anisha Patel, professora de pediatra na Universidade de Stanford e líder da investigação, e a sua equipa, concluíram que no grupo de controlo, a prevalência de alunos com um peso que os colocava na classificação de obesos era sete vezes superior aos da escola onde foram instalados mais bebedouros.
Que quantidade de água devem beber as crianças?
Os valores apresentados em seguida, para a ingestão diária de água ou outras bebidas líquidas, como o leite, incluindo também os alimentos sólidos, são apenas de referência. Estes valores poderão variar consoante o peso, estado de saúde e outros fatores.
- 0 – 6 meses: 700 ml/dia. Os bebés alimentados exclusivamente com leite materno não precisam de outros líquidos uma vez que o leite fornece a quantidade necessária para uma hidratação otimizada.
- 6 – 12 meses: 800 ml/dia
- 2 – 3 anos: 1300 ml/dia
- 4 – 8 anos: 1700 ml/dia
- 9 – 13 anos: 2100 ml/dia (rapariga); 2400 ml/dia (rapaz)
- 14 – 18 anos: 2300 ml/dia (rapariga); 3300 ml/dia (rapaz)
- Adultos: 2700 ml/dia (mulher); 3700 ml/dia (homem)
17 de agosto 2023