Compreender a razão do choro do bebé nem sempre é uma tarefa simples. Este desconhecimento pode gerar stress, ansiedade e muita preocupação aos pais.
Mas Layali Khatib pode estar prestes a mudar isso. Com apenas 15 anos, esta jovem palestiniana desenvolveu uma aplicação com capacidade para analisar o choro do bebé e identificar a causa de desconforto da criança. O objetivo é muito simples: ajudar e descomplicar a vida das famílias, nomeadamente das recém-mamãs.
A adolescente, que vive com bebés gémeos e um irmão recém-nascido, utilizou o som constante dos seus choros para criar esta app que recorre à inteligência artificial para analisar o som do choro dos bebés e identificar a causa: fome, sono, dor ou necessidade de muda de fralda.
Layali já se encontra a trabalhar no software desde 2019, a que apelidou de “Motherhood Guide” e afirma que funciona com 93% de precisão. A app pode ser utilizada para bebés com menos de 18 meses.
Segundo Layali, em declarações à Reuters, a Motherhood Guide é muito diferente das aplicações já existentes. “A aplicação analisa o som [do bebé]. Não dá apenas vários tipos de sons para a mãe comparar [com o seu bebé] e lidar em conformidade. Esta é a primeira coisa. A aplicação guia a mãe. Nós, na ‘Motherhood Guide’, damos direções à mãe para lidar com a sua criança, não dizemos apenas qual a razão por que a criança está a chorar”.
A jovem revela que aprendeu a programar através de aulas online e utilizou um site de acesso livre para desenvolver este seu projeto. Além de continuar a trabalhar no aperfeiçoamento da aplicação, Layali Khatib já sabe o que quer desenvolver de seguida: uma app para diagnosticar casos de autismo.
28 agosto 2023