Escolher o nome do bebé não é, por vezes, uma tarefa assim tão simples. Há uma grande variedade de nomes próprios que pode deixar os pais confusos e as sugestões de amigos ou familiares podem complicar ainda mais esta tarefa.
Escolher o nome do bebé: 10 dicas que vão ajudar
Mas depois de muita procura e reflexão, e com a escolha feita, a partir do momento em que o bebé nasce, o nome da criança é repetido inúmeras vezes ao longo do dia. Por isso, é perfeitamente natural questionar-se a partir de que momento o bebé começa a reconhecer o próprio nome.
Desde responder ao seu nome até aprender a dizê-lo e a soletrar, os bebés passam por muitas fases e os pais devem estar conscientes que cada criança é única, pelo que é importante respeitar a sua evolução.
Reconhecer e responder ao nome
Os bebés, geralmente, começam a reconhecer e a responder ao seu próprio nome entre os 6 e os 12 meses.
0-2 meses
Os recém-nascidos podem-se assustar ou virar a cabeça em resposta a ruídos repentinos, incluindo o próprio nome. No entanto, este comportamento é mais uma resposta involuntária e, nesta fase, não reconhecem o seu nome;
3-6 meses
Por volta desta fase, os bebés começam a mostrar mais interesse por alguns sons e vozes. Pode notar que começam a rodar a cabeça ou olhar na direção de uma voz familiar, incluindo quando ouvem o seu nome. Este é o primeiro sinal de que estão a ficar mais conscientes e alertas do ambiente e das pessoas que os rodeiam;
6-12 meses
Aos 6 ou 9 meses de idade, a maioria dos bebés, normalmente, responde de forma mais consistente ao nome. Podem virar a cabeça, fazer contato visual ou sorrir quando ouvem o seu nome, o que traduz um sinal de um desenvolvimento social e cognitivo saudável. É nesta fase que começam a perceber que o seu nome está associado à sua identidade/pessoa.
Julie Capiola, pediatra na Premier Pediatrics em Nova Iorque, sublinha que “todo o desenvolvimento é contínuo” e que alguns bebés podem responder ao nome um pouco mais cedo ou um pouco mais tarde – este processo não é, de todo, linear nem igual para todas as crianças. “O importante é que o desenvolvimento social e cognitivo estejam a progredir e que os bebés consigam responder ao que dizemos e fazemos, e, ainda, fazer os seus próprios ruídos para tentar chamar à atenção”, acrescenta.
Então, o que pode fazer para ajudar o bebé a reconhecer o seu nome? Repetição! Chamar o seu filho pelo nome vezes e vezes sem conta garante o reforço de que os bebés precisam para aprenderem a ter consciência e a reconhecerem o seu próprio nome.