É verdade que quando nasce um bebé nasce também uma mãe e um pai. E cada um vive a experiência da parentalidade à sua maneira. Sermos pais é a profissão mais exigente, num mundo cada vez mais complexo e desafiante.
Mas, para se criar um filho não se deve tentar ser um pai ou uma mãe perfeitos. Nem esperar que os filhos sejam perfeitos. Muitas vezes, procuramos receitas para educar, para ganhar confiança no nosso papel de pais mas, no íntimo, reconhecemos que sabemos melhor do que ninguém como fazer bem aos nossos filhos. É que o amor não se aprende nos livros. Nasce connosco e cresce no percurso que fazemos todos os dias com aqueles que partilham e dão sentido à nossa vida.
Na verdade, não há receitas para criar um filho e vamos aprendendo ao longo do tempo que as opiniões dos outros nem sempre são assim tão relevantes. Nunca vamos estar preparados para tudo o que vai acontecer. Para ver a vida virada de cabeça para baixo.
Podemos ler muitos livros e revistas especializadas, partilhar dúvidas e anseios com outros pais, inspirar-nos no que consideramos ser os melhores exemplos mas, no final, ser mãe ou pai, é muito mais do que isso.
É amar incondicionalmente as nossas crianças, é mudar as prioridades, é respeitar e considerar as necessidades de todos; dos filhos e dos pais. É ter pressa para chegar a casa ao fim do dia, é ser companheiro, é estar presente. É dar colo e saber ouvir. É viver um dia de cada vez, misturando o instinto e a capacidade de improvisação.
Muitas vezes assoberbados com as inúmeras tarefas e responsabilidades do dia-a-dia, resta-nos pouco tempo para nos dedicarmos ao essencial. Mas, no final, tudo se resume a um sorriso, à capacidade de nos emocionarmos, a uma piada que só em família se compreende, a momentos tão simples como o primeiro sorriso que guardamos na memória, que compensam as fases menos boas e dão significado às emoções que fazem tudo valer a pena.
Ser mãe é sentir algo único e inexplicável.
Ter dúvidas é natural, cuidar é natural, ser mãe é natural.
No Mãe-Me-Quer somos duas mães cheias de defeitos e imperfeições, mas somos duas mães que amam sem limites os seus filhos, porque #AmarÉNatural.
A campanha #AmarÉNatural da marca de alimentação infantil Blédina, celebra todos os pais e mães portugueses que amam os seus filhos cada um à sua maneira, fazendo as suas próprias escolhas ao longo do caminho desde o primeiro dia.
Nota importante: O leite materno é a nutrição ideal para a seu bebé. Blédina é uma marca que comercializa alimentos infantis, para alimentação complementar após os 4 meses de idade. Informe-se sempre com o seu Profissional de Saúde sobre a melhor forma de alimentar o seu bebé, em particular, sobre quando e como iniciar a alimentação complementar.
AD – Publipost – Post escrito em parceria publicitária com a Milupa Comercial S.A.