Entre as principais causas da dor de barriga na gravidez estão complicações relacionadas com modificações normais no trânsito intestinal que ocorrem nesta fase tão especial.
Alterações hormonais, no estilo de vida (como na alimentação e na redução da atividade física) ou questões emocionais pode causar desequilíbrios e mal-estar, nomeadamente dor de barriga e prisão de ventre.
Dor de barriga na gravidez
Apesar de frequentes na gestação, a prisão de ventre ou a diarreia persistentes devem ser observadas pelo médico uma vez que podem ser sintomas de algo mais grave como uma gastroenterite ou uma intoxicação alimentar.
Tratamento da dor de barriga na gravidez
Geralmente a diarreia na gravidez não afeta o bebé. Contudo, se for causada por alguma infeção intestinal, é necessário tratamento que pode implicar internamento hospitalar nos casos mais graves.
Uma vez que não é aconselhado tomar medicação na gravidez sem indicação médica, a grávida deve aconselhar-se com o seu obstetra antes de iniciar qualquer tipo de tratamento que envolva medicamentos, mesmo os ditos remédios naturais.
Muitas plantas e remédios naturais podem ser usados com segurança na gravidez. Contudo, algumas plantas são de evitar e não são recomendadas.
Diminuir o desconforto provocado pela dor de barriga na gravidez
Ainda assim, algumas medidas simples podem ajudá-la a diminuir o desconforto provocado pela dor de barriga:
- Ingerir muitos líquidos para evitar a desidratação (água, chás de ervas, soro caseiro, sumos de fruta);
- Purés de fruta (especialmente maçã e pera, cujas pectinas vão formar um gel em contacto com a água e promover a retenção das fezes);
- Comer alimentos cozidos ou grelhados;
- Evitar fritos;
- Fazer várias pequenas refeições ao longo do dia;
- Comer alimentos ricos em fibras (cereais, fruta, leguminosas, frutas secas);
- Torradas sem acompanhamento, particularmente gorduras (apenas pão torrado seco);
- Não comer alimentos potencialmente irritantes para a mucosa intestinal como enchidos, leite e derivados, café, chá preto, bebidas e alimentos açucarados.
Receita caseira para tratar a diarreia
O soro caseiro pode ser usado para prevenir a desidratação ou quando ocorrerem os sintomas iniciais de desidratação. Contudo, se o problema persistir, a grávida deve ir ao médico imediatamente.
Receita do soro caseiro
- 1 Litro de água (filtrada, mineral ou fervida)
- 3,5 Gramas (+/- 1 colher de chá) de sal de cozinha
- 20 Gramas de açúcar (+/- 1 colher de sopa)
Misture todos os ingredientes e beba à colher, várias vezes ao dia. Esta solução tem a validade de 24 horas e, por isso, deve ser preparada diariamente.
Quando ir ao médico
Perante certos sintomas a grávida deve consultar o médico que está a acompanhar a sua gravidez. Quando a dor de barriga é muito forte e intensa, se acompanhada por vómitos, sangue nas fezes ou temperatura superior a 38º C é necessário ser observada por um profissional de saúde para correto diagnóstico e tratamento.