Durante o segundo e terceiro trimestres da gravidez, grande parte da energia produzida pelo seu organismo é direcionada para o crescimento do bebé. Por esta altura, o seu útero começa o treino para o parto fazendo pequenas contrações. Conheça as principais recomendações para a alimentação da grávida das 25 às 28 semanas.
Alimentação da grávida das 25 às 28 semanas
Pergunta do mês
O que muda no terceiro trimestre?
Entrar no último trimestre da gravidez tem um grande impacto emocional na grávida. Para além de existir um cansaço maior e justificável, e alguns sintomas característicos como a obstipação ou o inchaço, as necessidades energéticas também ficam maiores do que no segundo trimestre.
No segundo trimestre da gravidez as necessidades aumentam para cerca de 450 kcal por dia (face ao recomendado para a mulher não grávida), devendo estas ser atingidas através de um aumento do consumo de alimentos saudáveis e não dos “alimentos conforto” como doces e salgadinhos.
Nutriente em destaque na alimentação da grávida das 25 às 28 semanas
Ferro
O ferro é um mineral muito importante para o desenvolvimento da placenta, do bebé e dos glóbulos vermelhos do sangue. O bebé adquire (e acumula) a maior parte das suas reservas de ferro durante o último trimestre e a partir das reservas da mãe.
Desta forma, é muito difícil alcançar as recomendações para o ferro exclusivamente através da alimentação pelo que após a 20ª semana de gestação é aconselhada a suplementação em ferro, através de um suplemento de sulfato ferroso.
4 Conselhos na alimentação da grávida das 25 às 28 semanas
1. Ingestão de vitamina C
A absorção de ferro é potenciada se este for ingerido ao mesmo tempo que a vitamina C, pelo que acompanhar a sua refeição de carne/peixe/ovo com vegetais ricos em vitamina C (pimento, couve, agrião) é uma excelente opção.
2. Atenção ao cálcio como sobremesa
Ao contrário da vitamina C, o cálcio diminui a absorção de ferro. Por isso, evite pratos de carne/peixe/ovo com lacticínios (por exemplo com natas e com queijo) ou iogurtes e outros doces com leite à sobremesa.
3. Atenção aos alimentos salgados
Embora o inchaço seja normal nesta fase da gravidez, alimentos com elevada quantidade de sal potenciam o problema. Assim evite refeições pré-preparadas, caldos, molhos, salgadinhos e outros snacks.
4. Diversificar as fontes de ferro
A primeira ideia que temos de um alimento rico em ferro é o bife de vaca, contudo o peixe (como o carapau e o chicharro) e ovo têm a mesma quantidade por 100g.
Utilize a nossa calculadora da gravidez para calcular a idade da sua gravidez e descobrir a data provável para o parto.