Levantar pesos na gravidez ou fazer grandes esforços físicos, como arrastar móveis ou objetos pesados, não é recomendado. Saber como sentar-se ou como pegar no saco das compras (leve!) corretamente, por exemplo, também a irá ajudar a proteger o pavimento pélvico e a coluna durante a gravidez e mais tarde, quando pegar no seu bebé ao colo.
À medida que a sua gravidez avança, é normal que o aumento do peso e do volume abdominal a impeçam de fazer certas atividades até ai triviais. Para além do impedimento físico e das consequências negativas para a sua coluna, levantar pesos na gravidez também pode ter efeitos na gravidez como descolamento da placenta ou parto prematuro.
Levantar pesos na gravidez
Durante a gravidez, há certas atividades que se vão manter, apesar do crescimento do bebé. Contudo, e apesar de gravidez não ser doença, será aconselhada pelo seu médico a ser cuidadosa no que toca a pegar em pesos ou fazer tarefas fisicamente exigentes.
Para além dos limites que o seu próprio corpo lhe irá colocar, o nível de esforço aceitável varia de mulher para mulher segundo o seu estado e histórico de saúde. Esta precaução é válida para as tarefas domésticas mas também para a atividade profissional.
Sempre que tiver dúvidas, aconselhe-se com o seu médico e, se necessário, informe a entidade profissional sobre as suas limitações. A proteção da sua segurança e saúde são um direito consignado na lei.
Praticar exercício físico na gravidez
Dedicar-se a uma atividade física na gravidez é benéfico desde que adequada à sua condição de gestante, sempre antecedido por uma rotina de aquecimento adequada e seguido pelo respetivo relaxamento.
- Atividades a evitar: saltar, correr, aeróbica, step, futebol, basquetebol e todas as que impliquem estar deitada de barriga para baixo.
- Atividades que, normalmente, são autorizadas: alongamentos, natação, hidroginástica, caminhadas.
Antes de iniciar o seu plano de treinos, fale com o médico sobre que atividades pode ou não praticar, intensidade e periodicidade do mesmo.
Instinto de nidificação
Muitas futuras mamãs sentem uma necessidade premente de arrumar a casa e organizar o quarto do bebé. Não ceda a este impulso de ânimo leve.
Comece cedo planear a lista de compras: roupa, equipamentos, móveis, etc.. e não queira fazer tudo sozinha. Vá fazendo à medida das suas capacidades e peça ajuda.
Levantar pesos na gravidez: cuidados a ter
1. Siga as indicações do seu médico quanto ao nível de atividade que pode desenvolver. Em caso de dúvidas, esclareça-as com ele.
2. Perante complicações específicas, como o risco de parto prematuro, deve evitar levantar pesos logo após o 1º trimestre da gravidez.
3. Tenha em consideração que o seu ponto de equilíbrio muda na gravidez devido ao aumento do volume da barriga. A forma como pega nos objetos é importante para proteger as suas costas: dobre os joelhos e não as ancas, quando se agacha e levante-se devagar. Mantenha as costas direitas.
4. No ginásio, pare quando estiver cansada. Se tiver dúvidas sobre a técnica de execução do exercício, pergunte ao monitor como o deve fazer corretamente, informando-o que está grávida.
5. Beba muita água para estar sempre bem hidratada. A recomendação é válida para todas as ocasiões (na gravidez é recomendada a ingestão de 2 a 3 litros de água por dia), mas especialmente quando pratica desporto, se está num sítio abafado, em viagem ou com temperaturas elevadas.
6. Sente-se com as costas direitas, bem apoiadas nas costas da cadeira. Se necessário, coloque um banco baixo por baixo dos pés para maior conforto. Levante-se de vez em quando para esticar as pernas e não as cruze quando está sentada.
Veja também como aliviar a dor nas costas e entenda o que provoca a dor nas costas na gravidez.