Como adormecer o bebé? Para consultora do sono Jillian Christjansen, a resposta está na consistência. Esta é a chave para ensinar os bebés e as crianças mais pequenas a dormir tranquilamente à noite.
Segundo a especialista, os pais conseguirão ensinar os seus bebés a dormir adequadamente se definirem uma boa rotina do sono e se forem consistentes na sua aplicação diária.
Como adormecer o bebé?
Muitos pais se debatem com a questão do sono dos seus bebés ou dos filhos mais pequenos. Poucos são os que podem afirmar que nunca perderam uma noite de sono ou que, em algum momento, não sofreram com a privação do sono, particularmente, nos primeiros meses de vida do bebé.
As técnicas para ensinar os bebés a dormir são múltiplas. Tantas quantas os especialistas que se debruçam sobre o tema do sono dos bebés. Contudo, nem todos os bebés são iguais e, mesmo o mesmo bebé pode ter períodos em que tem mais dificuldade em conciliar o sono (saiba como os picos de crescimento podem afetar o sono do bebé). Para muitos especialistas, a resposta está nas rotinas.
Da mesma forma que uma boa rotina da alimentação ajuda o bebé a regular o seu relógio biológico para se alimentar, uma boa rotina do sono irá ensiná-lo, gradualmente, a distinguir o dia da noite e concentrar o período mais alargado de sono à noite.
Como adormecer o bebé?
Segundo Jillian Christjanse, estas são as técnicas que resultam mesmo quando o assunto é saber como adormecer o bebé:
1. Consistência
Os bebés e as crianças precisam de rotinas bem estruturadas e consistentes. As rotinas ajudam-nos a planear as diferentes atividades diárias e a presumir que exercemos um certo controlo sobre os eventos. Para as crianças, as rotinas funcionam da mesma forma.
Assim que o bebé chega a casa são necessárias regras, para ele e para os adultos e outras crianças da família. Estas rotinas são essenciais para que os pais sintam que controlam a situação na gestão diária seja nos cuidados a prestar ao bebé, a receber visitas ou a cozinhar as refeições.
Defina uma rotina e siga-a diariamente: banho, pijama, alimentação, história, cama, por exemplo. Inicie-a todos os dias à mesma hora. Conte o tempo que precisa até deitar o bebé e estabeleça uma regra. Se deita o bebé às 19h00 e precisa de 45 minutos para fazer todas as tarefas, ponha o relógio a despertar para as 18h15.
2. Deitar cedo
Deitar cedo todos os dias, entre as 18h00 e as 20h00, segundo a idade, é uma forma de garantir que o seu filho dorme as horas diárias de que necessita.
Dormir o tempo suficiente evita que a criança se sinta exausta durante o dia, permite ao corpo regular uma série de funções fisiológicas essenciais para o seu correto funcionamento mas também possibilita períodos mais longos de sono profundo.
Mas esta rotina também tem um bónus para os pais, que ficam com mais tempo para si próprios ao fim do dia.
3. Saber reconhecer os sinais de cansaço
Por vezes, os pais não conseguem reconhecer que o choro persistente e sem motivo aparente, as birras e a inquietude se deve a sono ou a cansaço excessivo. Quando as crianças estão exaustas, choram, ficam irritadas e agressivas e qualquer tentativa dos pais para a acalmar falha. Os pais ficam impacientes, a criança perde o controle emocional e o ciclo repete-se.
Quando tal acontece, o período de sono de que a criança tanto precisava já passou e perde-se a oportunidade para descansar e repor a energia de que tanto precisa. Os níveis de stress aumentam e será cada vez mais difícil fazer com que se acalme.
4. Compreender os períodos de vigília
Todos nós precisamos de dormir. Contudo, o tempo do sono reparador é diferente de pessoa para pessoa. O mesmo se passa com os bebés e as crianças pequenas.
As sestas são fundamentais para o normal desenvolvimento na infância e o sono é uma aspeto fundamental para a sua saúde e bem-estar geral.
- Bebé de 1 a 3 meses: está acordado por períodos de 45 minutos a 1 hora, aproximadamente, antes de voltar a precisar de dormir.
- Bebé de 3 a 6 meses: pode estar acordado por períodos de uma hora e meia a 2 horas.
- Bebé de 6 a 9 meses: pode estar acordado entre 2 a 3 horas de cada vez.
- Bebé de 10 a 12 meses: pode manter-se acordado entre 3 a 4 horas de cada vez.
- Criança de 1 a 3 anos de idade: pode estar acordada entre 4 a 5 horas seguidas.
De acordo com a Sociedade Portuguesa de Pediatria, a privação do sono tem graves consequências a médio e longo prazo como maior reatividade emocional, perturbação da memória, ansiedade, hiperatividade e mau rendimento escolar, entre outras.