A intolerância ao glúten, ou doença celíaca, é uma doença autoimune na qual a ingestão de glúten, mesmo em pequenas quantidades, leva o organismo a desenvolver uma reação imunológica contra o próprio intestino delgado.
Esta reação provoca lesões na mucosa do intestino que diminuem a capacidade de absorção dos nutrientes e provocam ainda outros sintomas mais “visíveis”.
Sintomas de intolerância ao glúten nos adultos
Quais são os sintomas da intolerância ao glúten nos adultos?
Apesar de a intolerância ao glúten nos adultos também causar sintomas gastrointestinais, como nas crianças (ver Sintomas de intolerância ao glúten nas crianças), nestes surgem também outras manifestações que dificultam ainda mais o diagnóstico da doença. Inclusivamente, a doença celíaca em adultos é considerada como a forma atípica (sendo a típica a que ocorre nas crianças).
Sintomas gastrointestinais:
- Diarreia, dores abdominais, barriga inchada, vómitos.
Outros sintomas de intolerância ao glúten nos adultos:
- Anemia;
- Aftas recorrentes;
- Alterações dermatológicas (pele);
- Dores ósseas;
- Cansaço fácil e crónico;
- Enxaqueca;
- Alterações do comportamento (depressão, irritabilidade, ansiedade).
É ainda importante referir que a doença celíaca pode também ter efeitos na fertilidade, nomeadamente:
- Perturbações da menstruação (na mulher e na adolescente);
- Baixa fertilidade;
- Maior probabilidade de ocorrência de aborto espontâneo.
A doença celíaca é mais grave nos adultos?
A doença celíaca é sempre grave, quer seja em crianças, quer seja em adultos. E apesar das manifestações da doença serem geralmente mais intensas nos primeiros anos de vida, é importante que os adultos percebam que a doença celíaca não tem cura e que não deve ser desvalorizada.
É relativamente frequente que os adultos deixem de fazer a exclusão do glúten da sua alimentação depois de perceberem que falhas nesta dieta podem não levar a sintomas tão expressivos.
Contudo, isto está absolutamente errado e é necessário que percebam que não a falta de sintomas não é uma regra geral e que consumir alimentos com glúten irá, mais cedo ou mais tarde, provocar manifestações intensas.