Os bebés devem comer cereais integrais?
Os cereais integrais entram na base de uma alimentação saudável, mas será que devem estar presentes desde cedo? Será que os bebés devem comer cereais integrais? Saiba neste artigo.
Os bebés devem comer cereais integrais?
Sim, mas com conta, peso e medida. Quando o bebé está no inicio da diversificação, os cereais integrais devem ser utilizados com regra já que contêm um elevado teor de fibra que pode tornar a digestão mais complicada, sobretudo para um sistema gastrointestinal ainda em desenvolvimento.
O bebé pode comer qualquer tipo de cereais integrais?
Sim. Depois da introdução do glúten (aos 6 meses, habitualmente), os bebés podem comer qualquer tipo de cereal integral.
Contudo, é aconselhável que nas primeiras papas, particularmente as que são feitas em casa e para as quais existem menos recursos em termos de processamento, comece por utilizar uma mistura de cereais (misturar cereais mais refinado com cereais integrais).
Desta forma, o bebé estará na mesma a obter nutrientes e a sua digestão não ficará tão difícil. No mercado, encontrará quer papas de mistura de cereais quer papas de cereais integrais que sofreram processamento para que a digestão seja mais fácil.
Porque é que o bebé deve comer cereais integrais se são de digestão mais difícil?
Os cereais integrais, por não terem sofrido processo de refinação conservam quase a totalidade da sua estrutura e como tal, todos os nutrientes. Assim, são mais ricos do ponto de vista nutricional e por isso mais vantajosos.
Adicionalmente e apesar da digestão destes cereais pode ser um bocadinho mais complicada para o bebé enquanto é pequenino (e por isso se recomenda moderação).
Com o tempo, estes cereais devem estar perfeitamente integrados na alimentação da criança (devendo ser promovida, ao mesmo tempo, a ingestão de água para um bom trânsito intestinal).
É verdade que os cereais integrais podem diminuir a absorção de cálcio nos bebés?
Sim, mas não deve ser visto como um problema de maior na alimentação dos bebés. De facto, os cereais integrais, assim como leguminosas e sementes possuem fitatos, um composto que pode interferir com a absorção do cálcio, diminuindo-a.
Uma das formas de se reduzir a quantidade de fitatos nos alimentos é através da demolha (que é inclusivamente prática corrente com as leguminosas).
Contudo, numa alimentação saudável e como deve ser a do bebé, e comparando também a dimensão da ingestão de fontes de cálcio com a dos cereais integrais (segundo as recomendações), esta interferência não é um problema que se coloque frequentemente e não deve ser motivo de ansiedade.
O meu filho é intolerante à lactose. Onde encontrar o cálcio?