Alimentos a evitar com gastrite
A gastrite é uma patologia que afeta muitas pessoas e que é causadora de muita preocupação e mal-estar. Quais são os alimentos a evitar quando tem uma gastrite? Saiba tudo neste artigo.
Alimentos a evitar com gastrite
Para responder com certeza a esta questão é necessário perceber qual a causa da gastrite.
A gastrite consiste na inflamação da parede do estômago, afetando a produção de diversas substâncias que são essenciais para o processo digestivo, sendo por isso que, na grande maioria das vezes, a alimentação e a digestão ficam condicionadas.
A gastrite pode ser aguda ou crónica e pode ser também causada por diferentes fatores como a infeção por Helicobacter pylori, hábitos tabágicos prolongados, uso prolongado de determinados medicamentos, existência de outras doenças crónicas, entre outros.
Contudo, existem alguns alimentos que devem ser evitados na grande maioria dos casos, entre eles:
1. Lacticínios
Alimentos como o leite, o iogurte, o queijo, as natas são geralmente de digestão mais difícil e por este motivo existe uma maior estimulação sobre o estômago que não é benéfica quando existe uma inflamação.
2. Temperos, molhos e outro tipo de condimentos ácidos ou picantes
Alimentos muito condimentados, e particularmente os picantes, também são associados a um agravamento dos sintomas.
3. Fritos e assados com muita gordura
Estes alimentos, que são geralmente considerados “pesados”, requerem efetivamente um maior trabalho para a sua digestão e consequentemente uma maior produção de ácido, que agrava as lesões e os sintomas da gastrite.
4. Bebidas alcoólicas e refrigerantes
As bebidas alcoólicas e os refrigerantes (particularmente os gaseificados) também aumentam a produção de ácido no estômago e aumentam a sintomatologia.
5. Alimentos ácidos
Alimentos ácidos, por exemplo frutos como a laranja, o ananás / abacaxi, a tangerina ou o kiwi, podem ser também agressivos e aumentar o mal-estar e a dor.
6. Fritos, assados e alimentos com muita gordura
Estes alimentos, que são geralmente considerados “pesados”, requerem efetivamente um maior trabalho para a sua digestão e consequentemente uma maior produção de ácido, que agrava as lesões e os sintomas da gastrite.
7. Bebidas às refeições
As bebidas às refeições não estão proibidas, mas deve ter atenção à quantidade ingerida, tendo em conta que pode provocar distensão gástrica, potenciando e piorando os sintomas da gastrite.
Conheça os sintomas, causas e tratamento da gastrite e esclareça as suas dúvidas sobre a gastrite crónica antral.