A síndrome de Asperger é uma perturbação que se estima que afete em média 1 a cada 250 crianças. É uma perturbação integrada dentro do espectro do autismo, considerada a mais leve dentro desta tipologia. Neste artigo, conheça os sintomas do Síndrome de Asperger.
Sendo uma perturbação com uma prevalência elevada, muitas das vezes os sintomas do Síndrome de Asperger são confundidos com outras patologias ou até em certos casos atribuídos a fases de desenvolvimento da criança, considerados por muitos pais até como parte do seu “feitio” ou da sua personalidade.
Sintomas do Síndrome de Asperger
A síndrome de Asperger é uma perturbação que se estima que afete em média 1 a cada 250 crianças.É uma perturbação integrada dentro do espectro do autismo, considerada a mais leve dentro desta tipologia.
Em todo caso, esta síndrome provoca muitas vezes mal-estar funcional na criança / adolescente que, pelo défice na sua comunicação e consequente dificuldade na interação social é (por vezes e quando não acompanhada devidamente) vítima de alheamento social por parte dos colegas que frequentemente o consideram “estranho”.
O diagnóstico deste tipo de perturbação passa sempre pela avaliação por parte de um profissional de saúde com especialização para o efeito.
Sintomas do Síndrome de Asperger
No entanto, alguns sintomas do Síndrome de Asperger são relativamente fáceis de identificar e servem como sinais de alerta aos pais e restantes cuidadores para que requeiram acompanhamento e uma avaliação de despiste por parte de um profissional quando necessário:
1. Dificuldades na empatia
O Asperger pode apresentar dificuldades ao nível da construção empática com os restantes indivíduos, não conseguindo muitas das vezes compreender porque alguém agiu de uma maneira, se sente outra coisa diferente.
2. Dificuldades no controlo emocional
Devido a este défice, o Asperger manifesta muitas vezes um controlo emocional deficitário. Este comportamento está inerente mais uma vez à dificuldade de compreensão das situações sociais.
É frequente que não consiga perceber (nem se comportar adequadamente) num funeral por exemplo, quando não tem qualquer tipo de sentimento pelo falecido.
O politicamente correto que a nossa sociedade tanto se habituou, não faz parte do mundo dos Asperger.
3. Interpretação literal da linguagem
O sarcasmo é dos conceitos mais difíceis de compreender para um Asperger, que vê o mundo da maneira mais direta e sincera que pode existir. Assim, “meias palavras” ou “trocado por miúdos” são frases que podem ser interpretadas de uma maneira completamente diferente da nossa.
Lembre-se que um Asperger possui características extraordinárias. Muitas das vezes são excelentes executantes de uma tarefa específica e extremamente complexa, o que muitas das vezes fez no passado que os considerassem génios.
Muitos Asperger vingaram exatamente por essa capacidade incrível e fora do normal que os permitiu serem excelentes em áreas como a física quântica, nas matemáticas ou na música (por exemplo).
No entanto apresentam défices na vertente social que podem e devem ser alvo de ajuda sempre que possível, para que a sua convivência possa ser a mais afável e segura possível.