A Fox&June é o projecto da Francisca e da Joana. Um blog onde partilham inspirações, nas mais variadas vertentes do dia-a-dia. Decoração, viagem, alimentação e maternidade, são alguns dos temas que abordam. A Francisca é mãe do Lourenço de 2 anos e mais recentemente da Teresinha, e a Joana é a mãe do Sebastião de 1 ano.
Que palavra escolheriam para se definirem enquanto mães?
Francisca (F) – Apaixonada. Além do sentido óbvio da palavra, encontrei de facto na maternidade uma paixão. Nunca fui daquelas miúdas que sonha ser mãe. Foi uma coisa que surgiu naturalmente, quando fez sentido. Mas desde o primeiro momento da gravidez que posso dizer que vivi tudo de uma forma muito intensa e dedicada. Adorei estar grávida e adoro ser mãe, com todos os desafios que isso implica. Todos os dias faço um esforço consciente no sentido de ser melhor, e ser mãe sem dúvida que é uma parte importante do que sou hoje como pessoa!
Joana (S) – Sociável. Pode parecer uma palavra estranha, mas faz sentido quando penso na mãe que sou e no filho que estou a educar. Na minha perspectiva gosto bastante de falar com outras mães sobre as diferentes fases que passamos, como podemos fazer melhor, outras experiências e aquela sensação de comunidade que existe traz-me alguma paz. Na perspectiva do Sebastião, desde sempre que fica com os avós de ambos os lados e tentamos que não estranhe ninguém. Que seja um bocadinho de toda a gente.
O que mudou na vida com a chegada dos vossos filhos?
F – Dizem que depois dos filhos, a vida não é igual, e é verdade. Acho que é a mudança que mais impacto tem nas nossas vidas, mas claro que isso não é uma coisa má. Como tudo, tem os seus aspectos mais desafiantes: mais privação de sono, menos liberdade, ter sempre alguém dependente de nós, ter menos tempo para nós (individual ou em casal). Tentamos ter momentos a dois, mas temos de planear muito mais, saber com quem os vamos deixar, pensar no que vamos fazer com alguma antecedência. Mudam as rotinas e toda a logística, mas felizmente contamos com bastante apoio, o que também facilita!
J – Tudo! Tudo o que conhecemos na nossa vida individual muda. O corpo, a casa, o sono, o cansaço, a liberdade, a relação a dois. Mas depois nasce uma relação a três e aquele amor que não se explica.
Qual é para vocês o maior desafio na vida de uma mãe?
F – Equilibrar (da forma que fizer mais sentido para cada uma) tudo: casa, família, trabalho, tempo para nós, tempo em casal, tempo com amigos. Considero que consigo fazer isso bastante bem, mas a maior parte dos dias é de facto um desafio!
J – Reconhecer que ainda sou a mesma pessoa de antes. Que ainda posso ter tempo para mim, para fazer as coisas que quero e preciso. Que ainda mantenho interesses. Não estar constantemente a culpar-me pelo tempo que não estou com ele e estou a fazer coisas minhas é o meu maior desafio. Todos os dias.
Contem uma história caricata, que tenha marcado a vossa maternidade até agora.
F – Caricata, assim de repente, não sei. Mas sei que já temos muito boas memórias em família e de pequenos momentos no dia-a-dia. O Lourenço tem 2 anos e 4 meses e está na fase mais engraçada de sempre. Todos os dias nos rimos com as coisas que ele diz, com as histórias que inventa.
J – O Sebastião tem 17 meses pelo que ainda não tenho assim nenhum episódio que me venha à memória, a não ser quando decidimos ir jantar com ele à Pousada do Gerês nas últimas férias. Acho que os berros dele ainda devem ecoar lá dentro. Ahah.
Em que momento decidiram criar o Fox&June?
Quando nos conhecemos percebemos que tínhamos uma visão muito parecida das coisas. Ambas estávamos em empregos que não nos realizavam e queríamos dar o “salto de fé”. Apesar de termos uma ideia muito definida do que queríamos fazer em conjunto, entretanto vieram os filhos e decidimos esperar mais um bocadinho. Mas assim que voltámos das licenças despedimo-nos as duas e criámos o que há tanto tempo estava na nossa cabeça.
Como descreveriam o Fox&June, para quem não o conhece?
O Fox&June é inspirado em nós e na nossa vida. Na nossa visão das coisas. Fox, de Francisca, representa o lado mais virado para a natureza, selvagem, intuitivo. June, de Joana, leva-nos a dias de sol, com mais luz e mais leves. É onde partilhamos as nossas experiências mais felizes, produtos com que nos identificamos, rotinas e rituais e também as mudanças que vão sucedendo na nossa vida, em termos de alimentação, educação, evolução pessoal e social.
Uma coisa boa e uma coisa menos boa que o Fox&June tenha trazido.
O Fox&June tem pouco mais de seis meses e até agora só nos trouxe coisas boas. Muitas. Possibilita-nos uma inspiração constante, permite-nos crescer nas nossas experiências para trazer artigos relevantes e oportunos, faz-nos questionar o porquê de muitas coisas e alinha-nos na ideia que queremos transmitir. Trouxe-nos também pessoas muito especiais, que acreditaram em nós, que nos abriram a porta da sua casa sem nos conhecer. E vêm muitas mais surpresas a caminho!
Que conselho gostariam de deixar a quem está prestes a ser mãe?
F – Durmam tudo o que podem agora… (ahah!). Na verdade, aproveitem cada momento e pensem, mesmo nos momentos mais difíceis, que tudo passa. Mimem-se e não sejam duras convosco próprias. E sigam a vossa intuição.
J – Não deixar que os comentários das outras pessoas interfiram na nossa forma de estar com os nossos filhos. Às vezes são expressões discretas que até vêm de pessoas muito próximas de nós e que acredito que não são ditas com intenção, mas que nos fazem duvidar da nossa intuição e do que nos traz serenidade. Deixei de fazer algumas coisas que fazia porque não conseguia calar as dúvidas e acabei por me arrepender. Agora faço tudo o que acho que devo fazer. Colo, dormir com o Sebastião, não insistir na comida quando ele não quer, etc. O que me trouxer mais paz de espírito.