Foi com o nascimento do primeiro filho, Vicente, agora com 6 anos, que Vera Pinheiro criou o blog “As Viagens dos Vs”. O blog foi uma forma de escape ao facto de estar a viver fora do país, sendo mãe pela primeira vez.
Agora, também mãe de Laura, de 2 anos e meio, o blog descreve a sua descoberta pela maternidade. Vera é formada é Comunicação Social e dedica-se ao blog e à criação de conteúdos digitais.
Cinco anos volvidos, Verá conta-nos como o blog lhe proporcionou oportunidades profissionais, que não teria de outra forma.
Que palavra escolheria para se definir enquanto mãe?
Atenta!
O que mudou na vida com a chegada dos seus filhos?
Mudou tudo! Para além do óbvio, como a responsabilidade, as horas de sono (risos), etc… mudei eu, mudou a minha vida, o meu emprego, a minha forma de estar e de encarar a própria vida. Os filhos são uma oportunidade do nosso próprio renascimento e eu deixei que isso acontecesse comigo. Tenho dois filhos e cada um veio com a sua missão. Grande parte do que sou hoje devo-lhe a eles e todos os dias agradeço por isso, pois embora não seja a maternidade que me defina, foi através dela que cheguei até aqui e que me encontrei.
Qual é para si o maior desafio na vida de uma mãe?
Livrar-se da culpa que pode sentir pelas mais pequenas coisas e confiar no seu instinto. Ao ponto de não ter dúvidas de que, independentemente de qualquer coisa, será sempre a melhor mãe que o seu filho poderia ter.
Conte uma história caricata, que tenha marcado a sua maternidade até agora.
Hummm… caricato, acho que só mesmo as vezes que tive que andar com o Vicente para todo o lado, desde cabeleireiro, depilação, ginástica, etc… Ou seja, chegou a ser muito caricato arranjar forma de fazer tudo com o pequeno Vicente, muitas vezes, em posições estranhas atrelado a mim. Mas, para além disso, há que referir os momentos em que a pessoa tem que amamentar num local público e tudo o que há para acontecer, acontece quando estamos ali sem nos podermos mexer quase, com uma criança na mama.
Em que momento decidiu criar o blog “As Viagens dos Vs”?
Em 2013. Mãe de primeira viagem e a viver expatriada num país e numa cidade que não conhecia; numa tentativa de se manter à tona e com um sentido para além de ser a mãe do Vicente.
Como descreveria “As Viagens dos Vs”, para quem não o conhece?
É um blog que parte da maternidade e que fala sobre a forma como ela transformou a minha vida e minha visão sobre mim mesma. Mas o importante é que cada um de nós descubra no seu dia-a-dia, aquilo que pode fazer a diferença na sua vida, em que o cuidar de nós vem sempre em primeiro lugar e como condição para que sejamos sempre a melhor versão de nós mesmos. E, a partir daí, como é recomeçar uma vida completamente nova e desafiante.
Uma coisa boa e uma coisa menos boa que o “As Viagens dos Vs” tenha trazido.
Uma coisa boa é, sem dúvida, sentir que as coisas que escrevo dão alento a outras mulheres. Que, de alguma forma, contribuo para que se aceitem, mas, ao mesmo tempo, que procurem a sua melhor versão. Que passem a estar mais atentas a determinados detalhes da sua vida.
A segunda coisa (muito) boa é ter sido o ponto de partida para uma nova oportunidade profissional. Levou-me por caminhos que me permitem, hoje em dia, fazer aquilo que eu mais gosto: escrever e comunicar. Embora seja licenciada em Comunicação Social, até então, nunca tinha exercido nenhuma profissão que me permitisse exercitar e praticar essas competências.
A parte menos boa, pessoalmente, não sinto os efeitos negativos. Ainda assim, não posso deixar de referir que não gosto de ver a forma que se criticam uma pessoa ou que se julga, apenas por ter uma exposição pública maior e por dar a conhecer mais de si. Por vezes, esquecemo-nos que, do outro lado, está também um ser humano.
Que conselho gostaria de deixar a quem está prestes a ser mãe?
Confiar! Não existe melhor conselheiro do que o instinto de uma mãe.
Obrigada Vera!