As vantagens de amamentar o bebé
O colostro transforma-se progressivamente em leite de transição e dura até cerca do décimo dia após o parto.
Nesta fase, o leite possui características intermédias entre o colostro e o leite maduro.
É indispensável dar logo o peito ao bebé, mesmo estando convencida de que ainda não tem leite. A sucção facilita a produção de leite.
O leite materno é o mais digerível e rico a nível biológico porque contém todas as substâncias necessárias à saúde do bebé que as ingere facilmente. Por exemplo, o ferro é acompanhado de lactoferrina, uma proteína que facilita a absorção, fazendo com que o bebé alimentado com leite materno tenha menos possibilidades de vir a sofrer de anemia.
Os anticorpos presentes no leite materno são indispensáveis e insubstituíveis. Têm uma ação de proteção geral contra os microrganismos patogénicos (que provocam doenças), protegendo a criança dos germes que causam as infeções intestinais (gastroenterite).
Amamentar o seu bebé possui muitas vantagens, mas para que a mãe suporte este esforço, deverá estar nas condições físicas e psicológicas adequadas, precisando então da ajuda de quem estiver ao pé dela.
No início, o descanso é indispensável e a mãe dedica uma boa parte do seu tempo a alimentar o bebé. Por isso, é fundamental que a mãe também tenha uma alimentação completa e equilibrada!
Alimentação da mãe que amamenta
Deve optar por alimentos ricos em proteínas animais e ferro, tais como a carne, o peixe e os ovos; o leite (0,5-1 l/dia), os iogurtes e os queijos ricos em proteínas animais e com uma quantidade elevada de cálcio; a fruta fresca e as verduras, de preferência cruas, para obter as quantidades necessárias de vitaminas e sais minerais.
Deve evitar os alimentos que podem alterar o sabor do leite, tais como: alho, cebola, couves, espargos, pimentos, fritos, moluscos e ainda substâncias que podem ser nocivas à saúde do recém-nascido como o chá, o café e as bebidas alcoólicas.
As mães fumadoras devem parar de fumar. Além disso, deve ingerir muitos líquidos (deve-se beber um copo de água após cada mamada e sempre que se tenha sede).
LEIA TAMBÉM
Artigo publicado no Mãe-Me-Quer com autorização do autor, Dr. Armando Fernandes, especialista em Pediatria do Desenvolvimento no Centro Pediátrico de Telheiras.