É um lugar comum dizer que amamentar é o melhor, mas é a verdade e está provado cientificamente. Amamentar o seu bebé é o melhor para ele e também para si.
Amamentar é por vezes difícil, principalmente no início quando a mulher se sente mais debilitada e a viver um turbilhão de emoções com o nascimento do filho. Para amamentar é preciso ter força de vontade. Se pensar e decidir o que pretende fazer ainda antes de o bebé nascer, será mais fácil lidar com as eventuais dificuldades depois do parto.
Quer amamentar? Muito bem, leia tudo o que conseguir sobre o assunto – a informação nunca é demais – e assim ficará a saber como será. Fale com o seu médico, aproveite e esclareça as suas dúvidas com a sua enfermeira no curso de preparação para o parto, por exemplo. Expondo as suas dúvidas e medos, estes profissionais poderão ajudá-la a ultrapassá-los e, quando chegar ao momento de amamentar, irá estar preparada, esclarecida e segura.
Vantagens de amamentar? Todas! É gratuito, é o melhor alimento para o bebé, é uma fonte de defesas contra infeções (proporcionando e reforçando as defesas naturais do bebé), é menos provável que o bebé sofra de cólicas, está sempre na temperatura ideal, vai consigo para todo o lado e nunca corre o risco de se esquecer dele! Para além disso, é a melhor estratégia para perder peso e voltar rapidamente à sua forma normal.
Os primeiros dias são os mais difíceis porque o peito ainda não está habituado e pode tornar-se muito sensível. Por vezes, a subida do leite também pode ser dolorosa e o bebé pode ter alguma dificuldade em agarrar a mama. Quase todos os bebés nascem e começam logo a mamar, mas existem bebés que têm mais dificuldade em fazê-lo, o que torna a amamentação num desafio! Felizmente, esse problema costuma desaparecer normalmente após alguns dias. Acredite! E lembre-se: até a amamentação estar implementada, evite dar o biberão e chupetas ao seu bebé para não o confundir.
Nos primeiros dias, o bebé ainda se está a habituar à vida fora do útero e é natural que chore mais, que fique mais aborrecido. Normalmente, o primeiro pensamento é “O bebé tem fome e o meu leite é insuficiente”. Mas o seu leite é o melhor alimento para o seu bebé e tem tudo o que ele precisa. Se tiver dúvidas fale com o seu médico, com o pediatra ou com a enfermeira que a assiste. Não tenha vergonha de fazer perguntas aos profissionais de saúde que a acompanham, por muito disparatadas que lhe possam parecer. Também poderá ligar para a Linha SOS Amamentação, onde encontra profissionais do outro lado da linha que a saberão aconselhar e acalmar.
O momento de amamentar deve ser seu e do seu bebé. Escolha um sítio sossegado, sente-se confortavelmente e comece a dar de mamar. O momento de amamentar o seu bebé deve ser calmo, descontraído e sem barulho. Só relaxado, é que ele irá mamar bem e fazer desse momento um momento feliz.
Quando a amamentação estiver implementada, poderá tirar leite com uma bomba e pedir ao pai para o dar ao bebé. Assim poderá descansar um pouco mais.
Caso opte por não amamentar ou caso não o possa fazer por algum motivo, não se penalize, nem se sinta inferior. Amamentar é uma opção que só faz sentido se a mãe a tiver tomado livremente. Dar o biberão ao seu filho também pode ser um momento feliz.