Não há dúvidas de que o leite materno é o melhor alimento para o bebé. Segundo o Prof. Dr. Andrea Büttner investigador na Divisão de Química Alimentar da Universidade Erlangen-Nürnberg (Alemanha) ainda existem muitos mitos sobre o aleitamento materno mas ainda se sabe muito pouco sobre a influência que a alimentação materna tem sobre o sabor do leite e como reagem os bebés a esses aromas.
Segundo a equipa de investigadores da Universidade Erlangen-Nürnberg, o aroma de alho é evidente no leite de mães que o consumiram. O grande responsável é o sulfeto de metil-alilo, um dos compostos voláteis que existem no alho que é absorvido pelo organismo e entra na corrente sanguínea e chega ao leite materno.
“Ainda sabemos muito pouco sobre o impacto da comida que as mães consomem nas dietas que os filhos acabam por adotar mais tarde na sua vida.
Alguns investigadores referem que as crianças preferem alimentos que as mães consumiram durante o período de amamentação, porque o leite sabe ao mesmo ou, pelo menos, muito parecido.”, refere Andrea Büttner.
Apesar de ainda ser tema de investigação, alguns estudos demonstram que o comportamento dos bebés durante o período de aleitamento e as opções alimentares que adotam no futuro podem ser influenciados pelas escolhas alimentares das mães ao longo da gestação e durante o aleitamento.
Mas não é só o aroma do alho que passa para o leite materno e parece despertar o apetite dos bebés. A baunilha, por exemplo, também parece aumentar o tempo da mamada. Estas conclusões parecem levar à conclusão de que os bebés conseguem saborear os diferentes aromas do leite materno consoante o tipo de alimentos que a mãe consome.
Ainda assim, o investigador Andrea Büttner afirma que ainda não é possível determinar se o consumo de alho pelas mães influência de alguma forma os hábitos alimentares da criança quando cresce.
De acordo com Andrea Büttner “Sabemos que a transferência de aromas para o leite materno é limitada e, por isso, os odores que vêm de outros contextos sociais como o cheiro do corpo da mãe ou da preparação dos alimentos na cozinha podem ter um efeito muito mais forte.
Frequentemente, as pessoas lembram-se de experiências da infância através de cheiros e os cheiros de um bolo no forno ou da refeição preferida é uma das experiências mais marcantes. No que diz respeito à vertente social dos odores e aromas ainda é preciso fazer muita investigação.”
O estudo reforça que o aroma a alho não faz com que os bebés rejeitem o leite materno. Este aroma pode até ter um efeito estimulante que faz com que os bebés bebam mais leite.