Discos de amamentação: tudo o que precisa saber. Se o seu primeiro bebé ainda não nasceu, “discos de amamentação” poderá não lhe dizer nada…ainda. Contudo, assim que iniciar o processo de amamentação, irá deparar-se com um novo mundo que ainda não conhecia: o mundo dos acessórios para ajudar na amamentação.
A amamentação
Poderá pensar que sendo a amamentação um processo natural, não é necessário nada. Contudo, nem sempre tudo corre como se espera e a amamentação não é exceção. No início poderá parecer um pouco complicada, mas com a orientação dos profissionais de saúde e alguns acessórios, verá que será uma experiência memorável!
Este artigo vai concentrar-se num dos acessórios mais úteis: os discos de amamentação.
O que são discos de amamentação?
Os discos de amamentação são um acessório que absorve o leite materno em caso de perdas de leite. São usados por baixo do soutien, em contacto direto com a mama pois assim irão impedir que o leite que sai entre em contacto com roupa.
Perdas de leite? O que é isso?
A perda de leite materno é bastante comum quando está a amamentar. Isto acontece particularmente nos primeiros dias de amamentação porque a produção de leite está a adaptar-se às necessidades do bebé. Poderá, no entanto, não chegar a experienciar qualquer perda de leite. Contudo há situações em que podem ocorrer perdas de leite como:
- Quando ouve o bebé chorar
- Situações em que as mamas ficam muito cheias de leite
- Durante as relações sexuais
- Sem razão específica
Em que situações são úteis os discos de amamentação?
- Durante as primeiras semanas de amamentação quando a produção de leite se está a adaptar às necessidades do bebé
- Para dormir
- Quando tem que se afastar do bebé durante algumas horas
- Após voltar ao trabalho
- Durante as relações sexuais
- Sempre que a produção de leite é muito abundante
Tipos de discos de amamentação
Agora que já sabe o que são discos de amamentação, poderá deparar-se com outra questão na hora de os adquirir: que tipo escolher? Vai deparar-se com reutilizáveis, descartáveis, com formatos diferentes, autoadesivos, não adesivos, etc. Vejamos os tipos mais comuns:
Reutilizáveis
Consistem em discos de amamentação produzidos para serem usados e lavados para serem reutilizados outra vez. Além de serem a opção mais ecológica, acabam por ficar mais barato porque podem ser lavados vezes e vezes. Algumas marcas garantem que podem ser lavados 50 vezes.
Descartáveis
Como o nome indica, estes discos de amamentação são concebidos para serem usados uma vez e deitados fora. Sempre que estiverem molhados, devem ser deitados fora e trocados por uns novos. Variam de formato e espessura, segundo a marca que os produz. Acabam por ficar caros, pois obrigam-na a estar sempre comprar novos discos.
Artesanais
Um simples lenço em algodão suave dobrado, um penso higiénico ou uma fralda descartável recortados podem também servir como discos de amamentação.
Se tem talento para a costura, pode também produzir os seus próprios discos de amamentação pois é muito fácil. Estes podem ser produzidos a partir de várias camadas de 100% algodão, suave e absorvente, cortados à sua medida. Evite materiais sintéticos. O algodão é sempre preferível pois além da capacidade de absorção, é mais suave para a pele sensível dos mamilos. Depois é só coser, usar, lavar e reutilizar.
Discos de hidrogel
Estes discos não são para absorção de perdas de leite, mas sim para aliviar e ajudar os mamilos a recuperarem em caso de inflamação. Se forem mantidos no frigorífico, oferecem alívio imediato aos mamilos doridos.
Discos de silicone
Estes discos não são feitos para absorver leite pois a silicone não tem poder de absorção. Apesar de não serem absorventes, os discos de silicone exercem uma leve pressão sobre a mama, evitando assim as perdas de leite.
Estes discos podem ser também utilizados com roupa para ocasiões especiais.
Como escolher os discos de amamentação?
Os discos de amamentação devem ser escolhidos tendo em conta o material e circunstâncias de uso.
Como vimos acima, os discos de amamentação reutilizáveis acabam por sair mais baratos, além de serem mais amigos do ambiente. Ao fazer a sua escolha, procure discos em material suave e respirável. Os discos em 100% algodão e com grande capacidade de absorção são os preferíveis. Desaconselha-se os discos impermeáveis pois poderão fazer com que a área da mama fique húmida. Isto é meio caminho para uma mastite, por exemplo.
Os discos descartáveis podem ser muito úteis quando vai estar fora de casa durante algumas horas ou se for viajar. Contudo, mude os discos por uns novos quando sentir que estão molhados. Poderá ter que mudar de discos de amamentação várias vezes um só dia.