A Iniciativa Hospital Amigo dos Bebés (IHAB), lançada em 1991 pela UNICEF e pela Organização Mundial da Saúde (OMS), tem como objetivo garantir que as Maternidades e os Serviços de Obstetrícia e Pediatria / Neonatologia dos Hospitais se tornem centros de apoio ao aleitamento materno.
Esta iniciativa assenta nas vantagens da amamentação para a mãe, bebé, família e sociedade são mundialmente reconhecidas, nomeadamente, na redução da morbilidade e mortalidade infantil.
Maternidade ou Hospital Amigo dos Bebés
Um Hospital ou Maternidade pode ser considerado “Amigo dos Bebés” quando cumprir de forma sustentada as Dez Medidas para um Aleitamento Materno com Sucesso, recomendadas por ambas as Agências das Nações Unidas.
10 Medidas para um aleitamento materno com sucesso
1. Ter uma política de promoção do aleitamento materno escrita, afixada e transmiti-la regularmente a toda a equipa de cuidados de saúde.
2. Dar formação à equipa de cuidados de saúde para que implemente esta política.
3. Informar todas as grávidas sobre as vantagens e a prática do aleitamento materno.
4. Ajudar as mães a iniciarem o aleitamento materno na primeira meia hora após o nascimento.
5. Mostrar às mães como amamentar e manter a lactação, mesmo que tenham de ser separadas dos seus filhos temporariamente.
6. Não dar ao recém-nascido nenhum outro alimento ou líquido além do leite materno, a não ser que seja segundo indicação médica.
7. Praticar o alojamento conjunto: permitir que as mães e bebés permaneçam juntos 24 horas por dia.
8. Dar de mamar sempre que o bebé queira.
9. Não dar tetinas, bicos artificiais ou chupetas às crianças amamentadas ao peito.
10. Encorajar a criação de grupos de apoio ao aleitamento materno, encaminhando as mães para estes, após a alta do hospital ou maternidade.