12 Regras sobre a diversificação alimentar
Cada bebé reage de forma diferente a cada nova fase. Alguns bebés começam a pedir a comida dos adultos muito cedo enquanto outros mostram total desinteresse e têm mesmo dificuldade em aceitar os novos alimentos.
Com calma, paciência e tempo, o bebé acabará por ultrapassar esta fase com sucesso!
- As refeições devem ser dadas com calma, respeitando o ritmo da criança. É importante guardar tempo para alimentar o bebé.
- Cada bebé tem o seu ritmo próprio, gostos e vontades.
- Se o bebé rejeitar um alimento à primeira, não desistir: o mesmo alimento deve ser oferecido num outro dia.
- A introdução dos alimentos complementares deve ser feita de forma lenta e gradual.
- A criança nunca deve ser forçada a comer. Se rejeitar a refeição, tentar mais tarde.
- A quantidade de alimentos que a criança consegue ingerir no início é pequena. As primeiras refeições devem ser ligeiras e em pequenas quantidades.
- É preciso ter a noção de que cada criança reage de forma diferente a cada nova fase. Enquanto algumas crianças se adaptam muito bem, outras precisam de mais tempo para o fazer, sem que isso constitua motivo de preocupação.
- A partir do momento em que a criança começa a ingerir outros alimentos que não o leite, é importante que beba água nos intervalos das refeições.
- A introdução dos alimentos sólidos na dieta do bebé não implica parar de amamentar. A Organização Mundial da Saúde aconselha manter o aleitamento materno até aos 24 meses, pelo menos.
- Não adicione sal, açúcar ou mel na alimentação do seu bebé no primeiro ano de vida. O bebé sabe apreciar o sabor natural dos alimentos se assim for habituado. Evite oferecer alimentos processados ricos em açúcar e sal.
- Reserve os boiões (mesmo os de fruta) para ocasiões muito especiais. Sendo alimentos processados contêm sacarose e outros açúcares, sal, conservantes e outros aditivos. É sempre preferível a fruta in natura e uma refeição confecionada de modo simples e caseiro que pode preparar e congelar para usar nos dias mais atarefados ou quando em saídas.
- Uma nova fase exige novos hábitos e comportamentos. Os alimentos sólidos devem ser oferecidos à colher e os líquidos num copo adaptado para os mais pequenos e nunca no biberão.