A alergia à proteína do leite de vaca é uma reação do sistema do sistema imunológico às proteínas do leite de vaca enquanto a intolerância à lactose se deve à dificuldade do corpo em digerir a lactose (açúcar do leite), provocada pela diminuição ou ausência da enzima lactase, essencial para que o organismo consiga fazer a digestão do açúcar do leite.
A alergia à proteína do leite de vaca é muito comum nas crianças e, especialmente, nos bebés.
Sintomas da alergia à proteína do leite de vaca
Os sintomas associados à alergia à proteína do leite de vaca podem manifestar-se ao nível do sistema digestivo, da pele ou do ganho de peso do bebé / criança.
Entre os sintomas encontram-se:
- Vómitos, cólicas, diarreia, dor abdominal, prisão de ventre, sangue nas fezes, refluxo;
- Urticária, dermatite atópica moderada ou grave;
- Asma, rinite;
- Reação anafilática (alergia);
- Baixo ganho de peso;
- Crescimento abaixo do percentil esperado para a idade.
Diagnóstico
O diagnóstico de alergia à proteína do leite de vaca é realizado pelo médico mediante a análise da história clínica do bebé / criança e os sintomas.
Podem ser realizados exames para ajudar a confirmar o diagnóstico. Normalmente, o leite de vaca é retirado da alimentação do bebé / criança e é observado se os sintomas persistem.
Alergia à proteína do leite de vaca e a amamentação
A alergia à proteína do leite de vaca não impede que a mãe continue a amamentar. Neste caso, a mãe não deve tomar leite de vaca, seus derivados e alimentos que possuam proteínas de leite.
A alteração da dieta materna deve ser da responsabilidade de um nutricionista para garantir que a mãe ingere todos os ingredientes necessários para se manter saudável e para produzir leite com os nutrientes adequados às necessidades do seu bebé.
Alternativas ao leite de vaca
Se o bebé já não for amamentado, é necessário eliminar da sua dieta o leite de vaca e todos os seus derivados. Neste caso, deve ter especial atenção aos rótulos dos alimentos e fazer um plano alimentar com o pediatra. O médico irá indicar a fórmula mais adequada de acordo com a idade do bebé / criança e o tipo de reação alérgica que apresenta.
Os leites de ovelha ou ovelha, por exemplo, também não são indicados no caso de alergia à proteína do leite de vaca uma vez que as suas proteínas são semelhantes às do leite de vaca e podem causar as mesmas reações alérgicas.
Esta informação é meramente indicativa não pretendendo, em qualquer momento, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. No que concerne à saúde, deve procurar sempre ajuda médica especializada.