Alimentos para comer à mão. Dos 6 aos 9 meses introduzem-se novos alimentos na dieta do bebé. Provar várias texturas e sabores nesta fase é fundamental para os futuros hábitos alimentares do seu filho.
Mas, para além de fonte de nutrientes e energia, a diversificação alimentar é também um maravilhoso novo mundo cheio de novas e excitantes experiências.
Gradualmente, o horário das refeições do bebé aproxima-se do do resto da família, momento e convívio e partilha dos acontecimentos do dia-a-dia e o bebé aprende a explorar outras capacidades como usar as mãos para comer.
Alimentos para comer à mão (a partir dos 6 meses)
Comece por alimentos que se derretem na boca e passe aos que devem ser trincados quando nascerem os dentes e se o bebé estiver à vontade com eles.
Alguns alimentos podem ser oferecidos para comer à mão a partir dos 6 meses de idade mas sempre em segurança para evitar a asfixia.
Nunca permita que o bebé coma à mão se estiver sozinho, prepare a comida convenientemente para que o bebé não se engasgue e adapte-se ao seu estágio de desenvolvimento.
1. Alimentos que se derretem na boca
Coza a vapor alimentos como cenoura, brócolos, maçã, ameixa, pero, marmelo ou pera. Deixe arrefecer e corte-os aos palitos ou em pedacinhos muito pequenos. Coloque numa taça para o bebé se ir servindo.
Frutos moles e carnudos como a banana, melão, melancia, papaia, pêssego, damasco, uva ou o abacate também podem ser preparados para comer à mão. Retire peles, caroços e grainhas e corte em pedacinhos.
Frutos vermelhos (amora, framboesa, morango, groselha, mirtilo) são aconselhadas para mais tarde, após os 12 meses.
2. Dissolver e trincar
Maça e pera são excelentes opções para comer à mão. Coza ligeiramente a fruta ao vapor para ficar mais mole, deixe arrefecer e corte em pedaços pequeninos. Sirva numa taça de plástico.
3. Morder e mastigar
Pepino e cenoura são boas opções para o bebé começar a mastiga. Coza ligeiramente ao vapor, deixe arrefecer e corte-os em palitos que o bebé consiga segurar.
Se os guardar no frigorífico podem servir para aliviar as dores e desconforto provocados pelo nascimento dos primeiros dentinhos.
Quando preparar as refeições, separe alguma comida (carne, peixe, ovo cozido), desfie e misture no creme de legumes. Pode preparar a base de legumes e congelar e preparar apenas o acompanhamento na hora da refeição. É uma forma prática de preparar refeições diferentes muito rapidamente.
Também pode oferecer estes alimentos à parte, numa tacinha, acompanhados de legumes cozidos ao vapor ou com um puré de batata doce, de cenoura ou de brócolos.
Experimente adicionar à sopa de legumes massinhas muito bem cozidas.
Como agir se o bebé se engasgar:
1. Ajoelhe-se ou sente-se com o bebé no colo.
2. Deite o bebé de barriga para baixo sobre o seu braço, com a cabeça mais baixa do que o peito e segure a cabeça pelo maxilar com a sua mão.
3. Com a outra mão, dê 5 pancadas com a palma da sua mão nas costas entre os ombros.
4. Se não funcionar, vire o bebé de barriga para o ar e pressione com 2 dedos o centro do peito, faça 5 compressões torácicas, uma a cada 3-4 segundos. Repita até o objeto ser expelido ou o bebé ficar inconsciente.
Se ficar o bebé inconsciente, inicie a RCP (Reanimação Cardio Pulmonar), peça ajuda e ligue de imediato para o 112.
Bibliografia consultada
- A primeira alimentação o bebé, Annabel Karmel, Edição Civilização, 2010
- Manual do Curso de Suporte Básico de Vida Pediátrico para Não Profissionais de Saúde, Centro Hospitalar do Porto, 1a Edição realizado segundo as Guidelines da American Heart Association