Antes de introduzir os sólidos, saiba quais os alimentos que o bebé não deve comer até aos 12 meses de idade.
Se tem um bebé que começou recentemente a comer alimentos sólidos, é provável que se pergunte frequentemente sobre o que dar e não dar. E pergunta bem, pois realmente há muitos alimentos que o bebé não deve consumir até fazer 12 meses de idade.
Ora vejamos. Enquanto nós os adultos não imaginamos um prato de sopa sem sal, a um bebé que começa a comer sopa, é indiferente. Aliás, além de os bebés terem propensão para alimentos doces, não necessitam de consumir sal.
Da mesma forma, o peixe gordo que consumido por um adulto é saudável, pode ser prejudicial para um bebé devido aos elevados níveis de mercúrio que contém.
O portal de saúde do Reino Unido, conhecido como NHS.uk atualizou recentemente a lista de alimentos que um bebé até aos 12 meses de idade não deve comer. A lista contém ainda justificações para não se oferecer esses alimentos nessa faixa etária.
Ao evitar oferecer esses alimentos, estaremos a evitar problemas de saúde futuros para o bebé. Então vamos lá.
Alimentos que não deve dar ao seu bebé
Sal
Deve-se evitar dar sal a bebés até aos 12 meses de idade pois os seus rins não se encontram totalmente desenvolvidos. Consequentemente, não estão totalmente preparados para processar o sal. Até aos 12 meses de idade um bebé deve consumir no máximo 1 grama de sal.
Sendo assim, não adicione sal à comida do bebé, nem cubos de caldo, os quais contêm elevadas quantidades de sal. Lembre-se que o leite materno e o de fórmula já contêm todos os minerais que o bebé necessita.
Numerosos estudos indicam que normalmente os bebés entre 6 e 11 meses consomem uma dose de sal superior a 33% na dose recomendada. O portal NHS.uk indica ainda a quantidade de sal diária recomendada para cada idade da criança:
- 1 a 3 anos – 2 gramas de sal
- 4 ta 6 anos – 3 gramas de sal
- 7 a 10 anos – 5 gramas de sal
- 11+ anos – 6 gramas de sal
Açúcar
À semelhança do sal, os bebés não necessitam de açúcar na sua alimentação. Isto inclui qualquer snack que tenha açucares adicionados e sumos de fruta. Ao não dar açúcar ao bebé irá também prevenir o aparecimento de cáries.
Se contudo pretender adoçar algum alimento que vá dar ao bebé, pode usar leite ou fruta.
Mel
É um alimento muito atraente e aparentemente inofensivo porque é 100% natural. Contudo, não deve dar este alimento ao seu bebé pois o mel é também um açúcar (ver acima). Mais, por vezes o mel contém bactérias que poderão produzir uma toxina nos intestinos de bebés. Isto pode causar uma doença no bebé conhecida como botulismo.
Alimentos riscos em gordura saturada
Alimentos ricos em gordura saturada devem ser evitados. Isto inclui batatas fritas, salsichas, carnes fumadas, comida rápida e outros alimentos. Cuidado ainda com os bolos e bolachas pois podem conter elevados níveis de gordura saturada.
Alimentos magros
Por outro lado, não dê alimentos magros a um bebé com menos de 12 meses de idade. Isto inclui leite, queijo e iogurtes magros. Este primeiro ano de vida do bebé é caracterizado por um enorme desenvolvimento e o organismo necessita de muita energia.
Os alimentos magros podem conter também elevados teores de sal ou açúcar e adoçantes.
Espadarte, atum vermelho, tubarão e peixe-espada
Estes peixes contêm elevados níveis de mercúrio. Os grandes peixes acumulam nos seus tecidos o mercúrio ao longo da vida, oriundo das suas presas.
O consumo destes peixes por bebés com menos de 12 meses de idade pode prejudicar o desenvolvimento do sistema nervoso.
Crustáceos
Devido à elevada quantidade de outro metal pesado que contêm, o cádmio, não se deve oferecer crustáceos a bebés. A acumulação de cádmio afeta o fígado e rins. Este tipo de alimentos podem ainda causar intoxicações alimentares.
Ovos crus, carne e peixe crus
Os ovos crus, peixe e carne crus e outros produtos de origem animal crus podem conter bactérias causadoras de infeções.
Queijo produzido com leite não pasteurizado
O queijo contém proteínas, cálcio e vitaminas e deve fazer parte da dieta do bebé a partir dos seis meses deidade.Contudo, tenha cuidado com o tipo de queijo que oferece ao seu bebé.
Dê-lhe queijo gordo produzido apenas a partir de leite pasteurizado, como flamengo. Nunca lhe dê queijos com bolor como o Roquefort. O melhor será verificar a origem do leite na embalagem do queijo antes de o comprar.
Frutos de casca rija inteiros
Apesar de poderem ser consumido a partir dos seis meses de idade, os frutos de casca rija inteiros podem causar engasgamento e asfixia. Por isso, ofereça-os moídos, esmagados ou em creme, como manteiga de amêndoa
Bebidas vegetais alternativas ao leite ou leite de vaca
Provavelmente já saberá que o leite de vaca só pode ser oferecido ao bebé a partir de um ano de idade. Pois o mesmo aplica-se às bebidas vegetais alternativas ao leite. São alimentos desaconselhados em bebés até um ano de idade.
O leite de arroz, particularmente, contém demasiado arsénico que poderá ser prejudicial. Segundo a European Society for Paediatric Gastroenterology, Hepatology, and Nutrition (ESPGHAN), tanto bebés como crianças não devem ingerir bebidas vegetais de arroz.