Os bebés alimentados exclusivamente com leite materno nos primeiros meses de vida não necessitam de líquidos adicionais. Isto aplica-se tanto em ambientes amenos como em ambientes quentes e húmidos.
Quando é que os bebés começam a beber água?
Com o início da diversificação alimentar é necessário oferecer água entre as refeições aos bebés, principalmente nos dias quentes. Idealmente, entre duas ou mais horas depois da refeição anterior e meia hora antes da refeição seguinte.
A partir do momento em que a alimentação deixa de ser leite materno em exclusivo, deve-se oferecer água aos bebés. Vá oferecendo água e deixe que seja o bebé a mamar o que quiser, não se preocupando muito com a quantidade.
Devo dar água ao meu bebé?
De acordo com o pediatra Hugo Rodrigues, é importante distinguir três situações distintas:
- Bebé amamentado ao peito de forma exclusiva – neste caso não precisa de dar água ao seu filhote, pois o leite materno dá-lhe os líquidos que necessita (só precisa de dar água se ele estiver com vómitos ou houver uma vaga de calor).
- Bebé que faz leite adaptado (“de farmácia“) de forma exclusiva ou em conjunto com leite materno – nesta situação deve oferecer água ao seu filho (se ele quiser bebe, se não quiser não tem problema…).
- Bebé que já come outros alimentos para além do leite (papa, sopa, …) – neste caso deve também oferecer água ao seu filhote.
Que líquidos oferecer ao bebé a partir dos 6 meses?
A fonte preferencial de hidratação até aos 11 meses é o leite materno. A partir dos 6 meses, o leite materno, em conjunto com a água (oferecida nos intervalos das refeições e em pequenas quantidades ao longo do dia), caldo, puré de legumes e outros alimentos, satisfazem as necessidades hídricas da criança.
Qual a água mais indicada para dar ao bebé?
Pode dar água potável (da “companhia“) ou engarrafada. Não precisa de ferver a água, exceto se for de furo, poço ou nascente pública.
A água engarrafada não precisa de ser fervida, pode ser colocada diretamente no biberão.
Se o seu filho estranhar a água experimente aquecê-la um bocadinho, pois às vezes os bebés bebem melhor a água morna do que à temperatura ambiente.
Pode dar-se chás ou sumos de fruta ao bebé?
O chá e os sumos (mesmos os de fruta) não devem substituir a água, melhor forma de hidratar o bebé.
O chá é rico em taninos, que podem alterar a mobilidade intestinal e a absorção de minerais, nomeadamente ferro e os sumos têm muito açúcar que pode reduzir o apetite, modular o paladar de forma indesejável, promover a ocorrência de cáries, etc..