Quando chega a altura de comprar o primeiro copo para o bebé, muitos pais deverão questionar-se sobre os tipos e como escolher o copo adequado. Se for à secção de copos para bebés numa loja, poderá ficar um pouco confuso com os diferentes tipos e feitios de copos que vê. Vamos tentar explicar os tipos de copos disponíveis e a sua função.
Os bebés nascem com o instinto natural de sucção. Por isso, assim que lhes é apresentada a mama da mãe, normalmente não necessitam de muito para começarem a mamar sem problemas. Com exceções, claro. Para os bebés que têm que mamar através de um biberão, começar a usá-lo é como se fosse parte da natureza humana.
Contudo, aprender a beber a partir de um copo requer uma aprendizagem progressiva pois não é uma competência nata. Ainda por cima, esta competência é exigida cedo, assim que o bebé começa com a diversificação alimentar.
A introdução dos alimentos e as bebidas
Quando se introduz os alimentos sólidos na alimentação do bebé, por volta dos 5-6 meses de idade, este poderá começar a consumir menos leite nas mamadas. Alguns bebés chegam mesmo a deixar de querer mamar por completo.
Contudo, é importante lembrar que os bebés continuam a necessitar de leite materno e/ou de fórmula até pelo menos um ano de idade. Por isso, deve continuar a amamentar o seu bebé
É só nesta altura que os bebés poderão necessitar de outra bebida, para além do leite. Água é a bebida de eleição, para além do leite materno ou de fórmula.
E porquê só água? Porque é que não devo começar a diversificação de bebidas com sumo diluído?
Não, não deve, por causa do açúcar presente no sumo ou outras bebidas açucaradas, que é um causador de cáries dentárias. Adicionalmente, se o bebé beber através de uma tetina, processo é demorado, o que significa que o açúcar irá permanecer em contacto com os primeiros dentes.
Qual é o tipo de copo ideal para o meu bebé?
Se estiver a amamentar, o seu bebé poderá começar a aprender a beber, iniciando com um biberão ou um copo de aprendizagem com tetina de silicone. O seu bebé não irá provavelmente apreciar deixar o conforto da sucção. Se for o caso, este tipo de copo é ideal como transição. À medida que o bebé se habitua a um tipo de copo, poderá progredir para o outro tipo de copos que permitem aprender novas técnicas.
Se o seu bebé estiver a ser alimentado a biberão, pode tentar usar logo um copo sem válvula, em vez de biberão a partir dos seis meses de idade. Também neste caso, o seu bebé provavelmente não irá fica muito agradado em deixar o conforto da sucção. Contudo, irá aprender a dar goles em vez de mamar, o que é benéfico para os primeiros dentes.
Copos de bebidas para bebés
Com cerca de um ano de idade, é recomendável que os bebés alimentados a biberão já não necessitem de biberões com tetinas. A partir desta idade torna-se mais difícil deixar o conforto das tetinas.
Para habituar os bebés a deixarem de usar biberões com tetinas, e para que essa transição seja suave, há vários tipos de copos. Ora vejamos alguns copos para bebés bastante comuns:
Copo de aprendizagem com bico extra macio
Consiste no copo para os iniciantes e pode ser usado a partir dos 4 meses. Este tipo de copo tem normalmente pegas para facilitar o uso autónomo pelo bebé. O bico é flexível e muito macio, normalmente em silicone, o que o torna familiar e suave para as gengivas do bebé. Procure garantir que o copo possui um sistema antigota.
Copo de aprendizagem com bico suave
Este copo é muito semelhante ao anterior e pode ser também usado para a iniciação. Contudo, o bico é ergonómico, o que permite que os lábios do bebé fiquem com o posicionamento correto para beber. O bico do copo é também menos macio, embora flexível. Como o anterior, é importante que possua um sistema antigota.
Copo de refeição
Recomendados a partir de 1 ano de idade, os copos de refeição facilitam o aperfeiçoamento das técnicas já adquiridas e a aprendizagem do uso da palhinha. O bico destes copos para bebés é ergonómico e flexível mas em forma de palhinha.
Copo com tampa
Esta é uma excelente alternativa ao uso de um copo de plástico ou bambu normal. Considerando que o bebé continua a desenvolver as suas capacidades motoras, não aconselhamos passar para um copo de vidro ou outro material quebrável.
No mercado há copos para bebés com tampa e mesmo base antiderrapante. Estes copos são ideias quando o bebé ou criança já bebe autonomamente. Se contudo decidir introduzir imediatamente um copo, sem passar pelos copos de aprendizagem, um copo com tampa e asas é ideal. Como o bebé está nesta fase a desenvolver a motricidade, as asas serão uma preciosa ajuda para segurar o copo.