Após a introdução do creme de legumes na dieta do bebé, chega a vez da fruta.
Os frutos são alimentos ricos em vitaminas, sais minerais, água e outros nutrientes que complementam a alimentação do bebé. Por outro lado, são opções doces e apetitosas que os bebés adoram.
Quando introduzir fruta na alimentação do bebé?
De acordo com as indicações do pediatra poderá começar a oferecer fruta no 6º ou no 7º mês.
O consumo de fruta acrescenta um elevado valor nutricional às refeições do bebé. Rica em vitaminas, minerais e fibras, a fruta é o complemento ideal das refeições.
Com que frutos iniciar?
Pode iniciar-se com a banana, madura e esmagada com um garfo, maça ou pêra (descascada no momento de consumir, cozidas e reduzidas a puré) e oferecidas à colher. Não adicione açúcar!
Ao final de algumas semanas, pode oferecer-se frutos tropicais como a papaia, pêra-abacate e manga.
À semelhança dos legumes, ofereça apenas uma fruta de cada vez para conseguir identificar mais facilmente alguma que provoque reação alérgica no bebé ao mesmo tempo que promove o treino do paladar.
Que frutos evitar nesta fase?
Tradicionalmente aconselha-se a evitar frutos potencialmente alergénicos como o morango, amora ou o kiwi.
Contudo, novas regras da Organização Mundial da Saúde indicam para o facto de não haver prova de que adiar a introdução destes alimentos reduzam ou evitem eventuais as reações alérgicas.
Aconselhe-se junto do seu pediatra sobre os legumes e frutas que pode ou não introduzir, com que ordem e qual a refeição de leite que deve substituir.