A introdução dos alimentos sólidos e a diversificação desses mesmos alimentos, deve ser feita de forma faseada e gradual. O leite, materno ou artificial, continuará a ser um alimento essencial na dieta do bebé, pelo menos, até aos 2 anos de idade ou mais.
Até aos 4 meses de idade, aconselha-se a alimentar o bebé exclusivamente com leite (seja ele materno ou artificial). Nos primeiros meses de vida, o bebé ainda não desenvolveu a capacidade de coordenar a deglutição e a respiração, o que aumenta a probabilidade de se engasgar. Paralelamente, o sistema digestivo precisa destes meses iniciais para amadurecer as suas funções por forma a processar alimentos que não o leite.
Por norma, a introdução de alimentos sólidos acontece entre os 4 meses (para bebés alimentados com leite adaptado) e os 6 meses (para bebés alimentados exclusivamente com leite materno). Até estas idades, o leite materno (ou artificial), contêm todos os nutrientes necessários para o saudável desenvolvimento do bebé. A partir destas idades, inicia-se uma nova fase de desenvolvimento, com novas necessidades nutricionais, que a alimentação exclusiva com leite já não consegue superar.