Leite a partir dos 12 meses: as melhores opções
O seu bebé já fez 12 meses e continua a crescer! Para acompanhar esse crescimento, novas necessidades surgem e com elas uma das perguntas mais frequentes: Quais são as opções de leite a partir dos 12 meses? Conheça-as neste artigo.
Que opções de leite a partir dos 12 meses?
Leite materno
É verdade, o leite materno continua a ser uma opção após os 12 meses. A amamentação continua a ser aconselhada pela Organização Mundial da Saúde após o primeiro ano de vida. Esta, deve ser acompanhada de uma alimentação saudável que seja equilibrada e completa. Assim se desejar continuar a amamentar o seu filho, pode e deve continuar a fazê-lo!
Leite de transição
Tendo em conta que cada bebé tem o seu próprio ritmo de desenvolvimento, apesar de existir o marco dos 12 meses, o seu pediatra poderá encontrar necessidade de continuar o leite de transição por mais alguns meses antes de passar para o leite de crescimento ou para o leite de vaca em natureza.
Leite de crescimento
Os leites de crescimento são leites indicados para os bebés após os 12 e até aos 36 meses de vida, e uma opção se a mãe já não amamentar e se decidir não introduzir o leite de vaca.
Estes leites têm geralmente um teor proteico mais adequado (inferior ao leite de vaca), sendo enriquecidos em algumas vitaminas (como cálcio e vitamina D) e minerais (ferro).
Deve, contudo, aconselhar-se sempre com o seu pediatra tendo em conta que algumas marcas disponíveis têm açúcar adicionado (para além do açúcar natural do leite) o que não é de todo desejável.
Leite de vaca
Até aos 12 meses o leite de vaca não é uma opção para o bebé, tendo em conta que é menos equilibrado para o seu desenvolvimento: tem um elevado teor em proteína e gordura saturada, baixo teor em ferro e existe a possibilidade de causar algum problema gastrointestinal (nomeadamente hemorragia).
Após os 12 pode passar a ser uma opção, embora as recomendações internacionais indiquem que só deva ser preferencialmente introduzido após os 36 meses (3 anos).
Assim esta introdução fica ao critério dos pais que devem sempre aconselhar-se com o seu pediatra mediante diversas condicionantes como o crescimento e desenvolvimento do bebé, o seu estado de saúde / existência de determinada patologia e até questões socioeconómicas.
Optando pelo leite de vaca, deve preferir o leite gordo até aos 2-3 anos, de forma a promover o correto desenvolvimento cognitivo, visual e psicomotor.