O bebé precisa de água?
Quando introduzir a água na dieta do bebé?
Com o início da diversificação alimentar é necessário oferecer água entre as refeições aos bebés, principalmente nos dias quentes. Idealmente, entre duas ou mais horas depois da refeição anterior e meia hora antes da refeição seguinte, de forma a garantir um suprimento de 0,4 a 1 litro por dia.
Os bebés alimentados exclusivamente com leite materno nos primeiros meses de vida não necessitam de líquidos adicionais. Isto aplica-se tanto em ambientes amenos como em ambientes quentes e húmidos.
O leite materno contém aproximadamente 88% de água que satisfaz as necessidades do lactente dos 0 aos 6 meses de idade. Após os 6 meses idade, com a introdução de novos alimentos na dieta do bebé, inclui-se, também, a água.
Que líquidos oferecer à criança a partir dos 6 meses?
A fonte preferencial de hidratação até aos 11 meses é o leite materno. A partir dos 6 meses, o leite materno, em conjunto com a água (oferecida nos intervalos das refeições e em pequenas quantidades ao longo do dia), caldo, puré de legumes e outros alimentos, satisfazem as necessidades hídricas da criança.
Que tipo de água oferecer ao bebé?
Pode dar água da torneira ao seu filho se for uma água própria para consumo, alguns pediatras recomendam que a mesma seja fervida, para os bebés mais pequenos.
Também pode dar água engarrafada. Recomenda-se que, no caso das águas engarrafadas, se varie frequentemente a marca das águas, por o propósito de tornar mais equilibrada a composição química global.
A água não deve ser substituída por chás (ricos em taninos, pelo que podem alterar a mobilidade intestinal e a absorção de minerais, nomeadamente ferro) ou por sumos (ricos em açucares tais como frutose, sacarose ou glicose, pois podem reduzir o apetite, modular o paladar de forma indesejável, promover a ocorrência de cáries, etc.).
Leia também