A diversificação alimentar representa uma nova fase do desenvolvimento que se inicia logo após o nascimento. Ao longo dos primeiros meses de vida, uma série de fatores preparam o seu bebé para a diversificação alimentar:
- O sistema digestivo vai amadurecendo lentamente, preparando-se para aceitar e digerir alimentos mais complexos;
- Nascem os dentes (a alimentação influência diretamente a forma como as estruturas maxilares e da fala se desenvolvem);
- O bebé desenvolve novas competências sociais e passa a ser alimentado num contexto familiar mais alargado.
Os primeiros alimentos sólidos na 1ª fase do desmame
Uma questão que muitos pais se colocam é “Como e por onde começar?” Que legumes e frutos se podem oferecer ao bebé nos primeiros meses da diversificação alimentar?
Devido às suas propriedades e benefícios nutricionais, há alimentos que devem estar presentes desde o momento em que começa a dar novos alimentos ao seu bebé.
Para além disso, a seleção dos alimentos deve ser feita tendo em conta a variedade de sabores e texturas mas de modo gradual, de forma a que não afete nem coloque em esforço o sistema digestivo do bebé.
As atuais linhas orientadoras, indicam que os alimentos sólidos devem ser introduzidos a partir dos 6 meses. Até lá, o bebé deve ser amamentado em exclusivo. Como todos os bebés são diferentes, é importante discutir esta questão com o pediatra.
Alguns profissionais de saúde recomendam o desmame antes dos 6 meses, quando consideram que as necessidades individuais do bebé não estão a ser satisfeitas apenas com leite.
Carregue na imagem para conhecer os primeiros alimentos sólidos do bebé
Bibliografia: A Primeira Alimentação do Bebé, Annabel Karmel, Peguim Random House, 2011; O Livro da Alimentação do Bebé Feliz, Gina Ford, Bertrand Editora, 1ª edição, janeiro 2014