Quanto leite devo dar ao meu bebé?
A quantidade de leite que o bebé necessita varia de acordo com a idade, peso, nível de atividade e estado de saúde geral, fatores que condicionam as suas necessidades energéticas e de hidratação.
Até aos 6 meses de idade, se o bebé é amamentado ao peito, deve mamar quando e na quantidade que desejar. A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda a amamentação em horário livre uma vez que o bebé solicita o alimento de acordo com as suas necessidades energéticas.
Se o bebé é alimentado com leite de fórmula devem ser respeitados escrupulosamente a quantidade e o modo de preparação indicados na embalagem a não ser que exista indicação médica em contrário.
Sabe a quantidade de leite que o seu bebé precisa?
Dos 0 aos 6 meses
A título de exemplo, e até aos 6 meses de idade, antes de se iniciar a diversificação alimentar, o cálculo da necessidade diária de leite pode ser efetuado pela aplicação da fórmula: 150 ml vezes o peso do bebé em kg.
Os 150 ml referem-se à quantidade hídrica diária total, pelo que a quantidade de leite a dar em cada mamada é obtida mediante a divisão desse valor pelo número de tomas que o bebé faz ao longo do dia.
Exemplo de um bebé com 7 kg:
- Necessidade diária de leite: 1050 ml (150 ml x 7)
- Se fizer 5 mamadas por dia, a quantidade de leite por refeição será de, aproximadamente, 210 ml (1050 ml / 5)
A partir dos 6 meses de idade
A partir dos 6 meses inicia-se uma nova etapa no desenvolvimento do bebé com a introdução progressiva de novos alimentos na sua dieta.
A diversificação alimentar e as novas preparações culinárias como caldo, puré de legumes ou sopa introduz outras fontes de hidratação e de energia mas não substituem o papel do leite numa dieta nutricionalmente equilibrada.
Nesta fase, a criança precisa de ingerir cerca de 500 ml leite ou derivados diariamente. Por ser um alimento completo e de elevada densidade nutricional (rico em cálcio, potássio, cloro, fósforo, vitaminas e proteínas), o leite oferece muitos dos nutrientes essenciais e calorias ao crescimento.
Em caso de dúvida sobre a quantidade de leite que o seu bebé deve beber ou se pensa que não está a ser bem alimentado, consulte sempre o seu médico assistente.