Natal não é Natal sem o delicioso e doce aroma a especiarias. Em Portugal a canela não pode faltar nos doces típicos da quadra. A erva-doce também entra em muitos doces irresistíveis, principalmente mais a sul do país.
Contudo, com a massificação da internet, chegam-nos cada vez mais receitas de outros países e com outras especiarias. As bolachas de gengibre são uma dessas iguarias que associamos ao Natal.
Segue a receita, oriunda de um dos países onde se faz muito bem estas deliciosas bolachas: Reino Unido.
- Preparação: 30 minutos a 1 hora
- Cozedura: 10 a 30 minutos
- Porções: 20 bolachas
- Vai necessitar de forminhas de bolachas e de rolo da massa
Ingredientes
- 350 gramas mais um punhado de farinha sem fermento
- 170 gramas de açúcar mascavado (ou amarelo)
- 4 colheres de sopa de mel
- 125 gramas de manteiga
- 1 ovo
- 1 colher de chá de bicarbonato de sódio
- 2 colheres de chá de gengibre
- 1 colher de chá de canela
- 0,5 colheres de chá de noz-moscada
- 0,5 colheres de chá de cravinho
Decoração (opcional, mas os miúdos vão adorar )
- 200 gramas de açúcar branco em pó
- Sumo de 1 limão
- Corante alimentar
Preparação
Peneire a farinha, bicarbonato de soda e especiarias para dentro de um recipiente. Adicione a manteiga amolecida e misture (num processador de alimentos ou à mão) até obter uma mistura esfarelada. Junte o açúcar.
Bata o ovo com o mel e junte à mistura anterior. Amasse bem até obter uma massa homogénea. Envolva a massa numa película (aderente, por exemplo) e deixe repousar no frigorífico durante 15 minutos.
Aqueça o forno a 180º. Retire a massa do frigorífico e disponha-a sobre uma superfície revestida com um punhado de farinha. Com o rolo da massa role-a até obter uma camada com cerca de 0,5 centímetros de espessura. Corte a massa com a ajuda das formas obtendo o formato de bolachas.
Disponha as bolachas em dois tabuleiros forrados a papel vegetal, deixando um espaço de pelo menos 3 centímetros entre cada. Leve ao forno durante 12 a 15 minutos ou até estarem douradas. Deixe as bolachas no tabuleiro durante 10 minutos e depois retire-as a ponha num grelha para acabarem de arrefecer.
Para a decoração, misture num recipiente o açúcar em pó com o sumo de 1 limão até obter uma pasta homogénea. Se quiser poderá misturar corante alimentar. Coloque a pasta num saco de pasteleiro com uma ponta bem fina.
Agora a próxima etapa pode caber aos miúdos. As bolachas estão prontas a serem decoradas!
Receita baseada em BBC Food