Muitos pais deparam-se com uma grande dor de cabeça quando é a hora das refeições principais. Muitos miúdos recusam-se a experimentar novos alimentos. E então se tiverem a cor verde, muitos não querem sequer vê-los! São verdes e portanto sinal de sabor desagradável e desinteressante.
Contudo, uma alimentação variada e repleta de nutrientes, é fundamental para o desenvolvimento saudável das crianças. E logicamente, como todos nós pais sabemos, a cor verde é obrigatória numa alimentação saudável. Os brócolos são vegetais muito nutritivos, repletos de fibras, minerais e vitamina A, C, K e B9.
Para os miúdos que se recusam a comer este vegetal, propomos uma receita de massa com pesto e brócolos escondidos. Não custa experimentar!
Massa com pesto e brócolos escondidos
- Preparação: 5 minutos
- Cozedura: 15 minutos
- Porções: 4 (com a massa; o pesto pode dar até 10 porções)
Ingredientes
- 250g de brócolos
- 50g de queijo parmesão ralado
- 125ml de azeite
- 5 folhas de manjericão fresco
- 2 dentes de alho
- 1 colher de sopa de sumo de limão
- 300g de massa (cotovelos, esparguete, etc.)
- Sal e pimenta q.b.
Preparação
Ponha a massa a cozer num tacho com água temperada com sal. Escorra, assim que estiver cozida a gosto e reserve.
Lave e corte os brócolos. Coza-os até que os pés estejam tenros. Escorra e coloque-os num processador de alimentos. Adicione o queijo parmesão, o azeite, os dentes de alho, o sumo de limão, o manjericão e um pouco de sal e pimenta. Processe até obter uma consistência cremosa.
Para servir, coloque um pouco de massa em cada prato. Junte a cada prato algumas colheres do pesto com brócolos e misture com a massa. Se quiser pode decorar com tomates cherry cortados a meio para tornar o prato mais apetecível. Bom apetite!
Notas:
Se quiser pode experimentar fazer este pesto adicionando um pouco mais de brócolos e azeite, por exemplo.
Este pesto com brócolos pode ser conservado no frigorífico até três dias. Se preferir pode conservá-lo na arca frigorífica até três meses.
Receita retirada de: My Fussy Eater