Ingredientes:
- 1 posta de peixe (linguado, solha, pescada, abrótea)
- 1 tomate maduro
- 1 cebola pequena
- 1 chávena de massinhas pequenas (cotovelos pequeninos)
- 2 dentes de alho
- 3 hastes de coentros ou salsa
- 1 fio de azeite
Preparação:
Comece por fazer um leve refogado com o azeite e a cebola. Junte depois o alho e o tomate picado, limpo de grainhas e da pele. Deixe cozinhar uns 10 minutos.
Entretanto coza o peixe à parte, num pouco de água, que pode temperar com salsa e o outro dente de alho.
Quando o tomate estiver cozinhado, junte um pouco de água e deixe levantar fervura. Junte as massinhas e mantenha em lume brando, sempre com pouca água.
Quase a massa estiver quase cozida, junte a salsa picada. Junte um pouco mais de água se necessário.
No final, junte o peixinho cozido em lascas e envolva na massinha, que deve ficar com calda.
Dicas:
O peixe e o tomate são alimentos alergénos que poderão apenas ser introduzidos mais tarde (após 12 meses) nas crianças mais susceptíveis. Substitua o tomate por courgette ou alho francês. E o peixe por carne.
Faça o preparado de tomate em maior quantidade e congele uma parte. Para a próxima será mais rápido! Directamente do congelador para o tacho…e depois de ferver, é só juntar a massa!
Notas:
A fase dos 8 / 12 meses corresponde ao período em que se inicia a alteração das texturas e o estímulo para o 2º prato. Se o bebé ainda não está recetivo mantenha a carne / peixe / gema na sopa
Todos os ingredientes citados nesta receita deverão ser previamente autorizados pelo médico assistente do bebé
Recomendações:
Se está a amamentar, comece por oferecer o peito e só depois complementar com a restante alimentação. Nesse caso, reduza as quantidades de sopa / 2º prato / fruta para garantir que come um pouquinho de cada.
Estas receitas foram elaboradas para crianças que não apresentam qualquer caso de alergia ou intolerância alimentar.
Não ofereça muita água, ou sumo diluído, durante a refeição pois dilata o estômago e oferece uma falsa sensação de saciedade ao bebé.