Imagem retirada e adaptada de Just a Taste
Uma receita para o Halloween: maçãs caramelizadas. É uma receita diferente, fácil de fazer com os miúdos e deliciosa! As maçãs caramelizadas são já uma tradição nos EUA, nomeadamente na quadra do Halloween, Dia das Bruxas ou Dia de Todos os Santos.
Portanto, se este ano vai passar o Halloween em casa com os miúdos, porque não fazer algo diferente? De certeza que vão deliciar-se, principalmente com o maravilhoso aroma e sabor do caramelo caseiro. Por cá, nós já o conseguimos sentir!…
Maçãs caramelizadas
- Preparação: 30 minutos + 20-30 minutos de espera
- Cozedura: 30 minutos
- Porções: 8
- Vai precisar de um termómetro de cozinha
Ingredientes
- 8 maçãs (preferencialmente um pouco ácidas)
- 2 pacotes de natas espessas
- 1 chávena de açúcar amarelo dissolvido em 1/4 de chávena de água morna
- 2 chávenas de açúcar amarelo
- 60 gramas de manteiga sem sal amolecida
- 2 colheres de chá de extrato de baunilha
- 1/2 colher de chá de sal
- 8 palitos de cocktail
- Granulado de chocolate ou açúcar de cores à escolha para enfeitar
Preparação
- Lave e enxugue as maçãs. Retire-lhes os pedúnculos e insira em cada uma um palito de cocktail até cerca de 3/4 de profundidade da maçã. Reserve.
- Num tacho coloque as natas, o xarope de açúcar amarelo, o açúcar amarelo, a manteiga e o sal. Ligue o fogão a uma temperatura média que deverá manter durante todo o processo de cozedura do caramelo.
- Mexa continuamente o preparado com uma colher de pau até a manteiga derreter.
- Deixe o caramelo cozinhar em lume médio, mexendo de vez em quando. Mantenha o termómetro de cozinha por perto e deixe a mistura atingir os 115º a 120º. Mantenha-se sempre por perto para não torrar o caramelo pois irá numa primeira fase aquecer lentamente mas depois será muito rápido.
- Assim que atingir a temperatura indicada, retire o caramelo do lume e misture a essência de baunilha, mexendo pouco.
- Saberá se o caramelo está pronto se ao colocar um pouco dentro de um copo de água este formar uma bola firme.
- Deixe o caramelo arrefecer durante cerca de 15 minutos ou até este ter adquirido uma consistência mais firme para revestir as maçãs.
- Finalmente, segure cada maçã pelo palito e mergulhe-a no caramelo de forma a ficar toda revestida. Retire a maçã e rode-a de forma a que o excesso de caramelo caia no tacho ou adira à maçã. Coloque as maçãs num tabuleiro untado com manteiga ou revestido com uma película de silicone.
- Se quiser pode enfeitar as maçãs caramelizadas com granulados de açúcar ou chocolate, frutos secos ralados ou outro, antes que o caramelo endureça.
- As maçãs caramelizadas estão agora prontas a comer, quentinhas ainda e com um aroma delicioso!
Nota: mesmo depois de seco, o caramelo continua a ser pegajoso. Se sobrarem maçãs pode envolvê-las em papel vegetal e guardar no frigorífico.