As cólicas e gases são incómodos comuns nos primeiros meses de vida. Saiba como minorar os sintomas que lhes estão associados neste artigo.
5 Sugestões para reduzir cólicas e gases do bebé
1. Posicionar corretamente o bebé
Quando amamentar o seu bebé a peito, posicione corretamente a boca do bebé na mama este passo é muito importante na redução dos gases e cólicas do bebé.
Após o parto, especialmente se é mãe de primeira viagem, as dúvidas sobre a amamentação são muitas e todas válidas. Aproveite o período de internamento pós-parto para as esclarecer junto dos profissionais de saúde do hospital / maternidade.
Não se acanhe nem tenha vergonha das suas dúvidas. Pergunte as vezes que forem necessárias até se sentir totalmente esclarecida e tranquila. Mantenha-se confiante. Simplificar e encarar o processo da amamentação como um ato natural é meio caminho andado para ser bem-sucedida.
2. Cuidados com a dieta e com a seleção dos alimentos
À semelhança do período da gravidez, a alimentação da mãe condiciona o tipo e a quantidade de nutrientes e de outras substâncias que passam para o corpo do bebé e, consequentemente, a forma como o próprio bebé reage à alimentação.
Alguns alimentos podem provocar irritações a alguns bebés. Os produtos lácteos, cogumelos, tomate, chá, café, açúcar ou o chocolate são exemplos de alimentos que podem causar reações no sistema digestivo do bebé.
3. Identificar alimentos potencialmente irritantes
Se o seu bebé sofre de gases pode experimentar eliminar os alimentos que suspeite estar a provocá-los durante algum tempo.
Experimente elaborar uma tabela semanal onde regista a sua dieta e o comportamento do bebé. Verifique se nota alguma relação entre algum alimento específico e o mal-estar do bebé.
Como referência, o bebé queixa-se entre 12 a 16 horas após a mãe ingerir o alimento prejudicial.
4. Alimentação materna variada e nutricionalmente equilibrada
Cuidar da alimentação é um conselho válido para toda a vida, mas que tem particular relevância na gravidez e na amamentação uma vez que tudo aquilo que consome passa para o organismo do seu bebé.
O leite materno é constituído por várias substâncias entre as quais os nutrientes e outros elementos assimilados pelo seu corpo através dos alimentos.
Manter bons hábitos alimentares na gravidez e no puerpério, também é um fator de saúde e bem-estar (físico e emocional). Se conseguir controlar o ganho de peso irá sentir-se muito melhor após o nascimento do seu bebé e recuperar a forma anterior à gravidez rapidamente e com saúde.
- Prefira refeições de confeção simples, alimentos naturais, legumes, fruta da época e cereais integrais;
- Faça pequenas refeições ligeiras ao longo do dia e beba muita água (não menos de um litro e meio);
- Evite ficar sem comer por períodos superiores a 3/4 horas. Assim não fica com sensação de fome e consegue controlar melhor a quantidade e a qualidade dos alimentos que ingere às refeições principais;
- Evite fast food, alimentos processados (ricos em açúcar e toxinas que passam através do leite materno para o sistema do bebé e causam irritabilidade), refrigerantes, doces e bolos e fritos.
5. Leite de fórmula
- Se o seu bebé está a ser alimentado com leite adaptado fale com o seu pediatra sobre a quantidade e frequência das tomas. A sobrealimentação é uma das causas de gases;
- Também pode experimentar usar um biberão diferente do modelo que utiliza regularmente, adaptado à condição e à idade do bebé;
- Prepare o leite exatamente com a quantidade e do modo indicados pela marca. Ao contrário do que possa ouvir, aumentar a quantidade de pó não alimenta mais o bebé provocando antes uma sobrecarga do aparelho digestivo e outros efeitos indesejáveis como a obesidade e os gases e cólicas no bebé.