Se durante a gravidez evitou caiu na tentação de “comer por dois”, será pouco provável estar agora com excesso de peso.
A alimentação durante a gravidez e no período de amamentação deve ser equilibrada, variada e ajustada às suas necessidades fisiológicas. Se necessário, recorra a um nutricionista que lhe vai recomendar um plano alimentar personalizado.
O tempo necessário para recuperar a figura anterior à gravidez é em média 8 a 10 meses.
Conjugar hábitos alimentares equilibrados com exercício físico regular contribuem positivamente para a recuperação da forma física e para o bem-estar emocional. É fundamental que, também neste período, se sinta bem no seu corpo e reserve algum tempo para cuidar só de si. Só assim terá disponibilidade para dar atenção ao seu bebé e à sua família.
Atualmente, existem variados tratamentos cosméticos que ajudam a acelerar a recuperação da forma física. Pode optar por os fazer em casa ou num gabinete de estética. Lembre-se, contudo, que esta recuperação deve respeitar o seu corpo e as novas rotinas do seu dia-a-dia.
Se durante a gravidez protegeu a sua pele, mantendo-a hidratada, será mais fácil voltar à forma anterior e exibir uma pele sem estrias (as quais podem mais facilmente ser prevenidas do que tratadas) e com um especto elástico, firme e confortável.
Contudo, temos que ter consciência de que há alterações no nosso corpo que poderemos não conseguir contrariar. O mais importante é ter paciência e tirar o tempo necessário para cuidar de si e aprender a gostar da sua nova forma.
Dicas e sugestões:
O segredo para voltar rapidamente à forma física anterior à gravidez é amamentar, em regime livre (sempre que o bebé pede) durante os primeiros meses de vida. Como complemento, deve seguir um regime alimentar equilibrado e praticar exercício físico.
Se o seu bebé já tem idade para ir à piscina, inscreva-o em aulas de natação para bebés. Para além de criar uma rotina de ida ao ginásio, partilha momentos únicos de descoberta do seu bebé. Pode alternar as idas com o seu companheiro e aproveitar esse tempo só para si.
Na beleza, as ações preventivas são bem mais eficazes do que atuar depois de os problemas se instalarem. Uma dieta saudável e equilibrada, exercício físico moderado, mas constante, e os cuidados diários da pele vão ajudá-la a manter-se em forma e a ganhar apenas os quilos necessários para o bom desenvolvimento do seu bebé.