A seguir ao parto (puerpério), é normal que sinta alguma instabilidade emocional. O seu estado de humor pode oscilar entre momentos de grande alegria e energia e momentos de tristeza e fadiga.
As emoções da mãe no pós-parto
A responsabilidade de tratar de um bebé recém-nascido é enorme e pode causar-lhe alguma ansiedade nos primeiros dias em que ainda se está a adaptar à nova vida familiar. A melhor estratégia é ter a consciência de que nem tudo será perfeito a seguir ao nascimento do seu filho.
A recuperação progressiva do seu corpo e o retorno ao seu estado anterior poderão também ser fontes de ansiedade.
Este processo é natural e poderá demorar algum tempo a encontrar o equilíbrio emocional. Tenha calma e pense que estes sentimentos são passageiros.
Gradualmente, terá tudo sob controlo e irá interpretar naturalmente as necessidades do seu bebé, o que a vai deixar muito mais tranquila. É muito importante que aproveite todos os momentos que possa para repousar e repor os níveis de energia.
Aproveite para descansar quando o seu bebé está a dormir e partilhe responsabilidades com o seu companheiro. Combine com ele as tarefas em que deverá participar como na hora do banho, na muda das fraldas ou na amamentação (especialmente quando está a alimentar o seu bebé a biberão).
O envolvimento do pai é fundamental para que se criem laços emocionais fortes entre o pai e o bebé. Ao mesmo tempo, poderá reservar algum espaço para tratar de si, sem sentimentos de culpa e inseguranças.
Estratégias para um puerpério feliz
- A mãe e o pai devem ter consciência de que nem tudo será perfeito a seguir ao nascimento do filho.
- A preparação na gravidez para os cuidados com o bebé deve incluir o pai, para que mais tarde esteja preparado para lidar com as necessidades do bebé.
- O facto de o pai e a mãe partilharem as tarefas a dois pode atenuar o impacto excessivo de lidar com um novo ciclo de vida.
- Os pais devem saber pedir ajuda aos profissionais de saúde, conversar entre si e com aqueles em que mais confiam.
- No caso de irmãos, estes devem ser preparados para a chegada do irmãozinho e deve ser-lhes explicado como podem ajudar.
O que sentem as mães
- É normal que a seguir ao parto a mãe sinta emoções tais como irritabilidade, choro fácil e melancolia.
- Estes sintomas ocorrem em muitas mães saudáveis que nunca tiveram uma depressão.
- A esta fase passageira, que resulta de uma desorganização hormonal e metabólica do parto, chama-se baby blues.
- A personalidade do bebé pode desajudar a mulher na adaptação aos primeiros tempos como mãe.
- As emoções mais correntes são a alegria pelo nascimento do bebé e a preocupação com o seu estado de saúde e os cuidados a prestar.
Para saber mais sobre os primeiro mês após o nascimento do seu bebé, visite a sessão Puerpério.